Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2014

Acordo nuclear do Irã deve ser fechado na próxima semana
Segundo John Kerry, decisão deve ser tomada até dia 24.
Acordo nuclear do Irã deve ser fechado na próxima semana
Foto: jornaldobrasil

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que o acordo nuclear do grupo 5+1 com o Irã deve ser finalizado até o dia 24 de novembro. Segundo Kerry, não há discussões sobre um prolongamento das negociações para dezembro ou para o ano que vem.


Os representantes do grupo (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha) estão "unidos" e não há nenhuma divergência nas propostas entre eles, de acordo com o secretário-geral.


Já a alta representante da União para Política Externa, Federica Mogherini, afirmou que essa é a melhor oportunidade para o Irã.


"Chegou o momento do país tomar uma decisão estratégica de abrir o caminho para um acordo histórico e final sobre a questão nuclear. Isso também marcará o início de um novo capítulo nas relações entre o Irã e a comunidade internacional", disse Mogherini.


Porém, de acordo com o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, o clima das negociações em Viena está "muito tenso" e será "muito difícil" fechar um acordo nessa rodada de negócios. "Esse é um momento muito importante e quebrá-lo seria um erro com graves consequências", disse o número 2 do Ministério russo sobre estabelecer alguma data para o acordo.


Em novembro de 2013, em Genebra, os iranianos e os membros do 5+1 concluíram um acordo transitório de seis meses, durante os quais Teerã prometeu congelar suas atividades nucleares em troca da suspensão de sanções econômicas internacionais. Por isso, foi criado um acordo temporário entrou em vigor em 20 de janeiro e é supervisionado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).


O documento prevê limites às atividades do programa nuclear do Irã, assim como a data do fim dos embargos contra o país. Porém, diversas rodadas de negociações foram feitas e as partes não conseguem acertar os limites do programa e o fim das sanções.

Fonte: jornaldobrasil
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir