Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2014

Concurso Miss Plus Size resgata autoestima de gordinhas
Quinta edi��o do evento tem 23 concorrentes ao t�tulo oficial. Todas vestem manequim acima de 46 e se dizem felizes como s�o.
Concurso Miss Plus Size resgata autoestima de gordinhas
Foto: g1.globo.com

A Casa de Espanha, na Zona Sul do Rio, abre as portas no s�bado (22) para modelos de peso. Ao todo, 23 candidatas concorrem ao t�tulo de Miss Plus Size Carioca. Todas elas t�m manequim maior que 46 e prometem levar para a passarela beleza, simpatia e, principalmente, muita autoestima.


A atual portadora da coroa Plus Size Carioca, Josiane Lira, de 33 anos, se diz exemplo da transforma��o que o concurso � idealizado pelo maquiador Eduardo Ara�ju � promove �s mulheres manequim GG. Por anos ela viveu infeliz, com a vaidade ferida. Hoje, com 120kg distribu�dos em 1,80m, ela se orgulha de ser a primeira passista Plus Size do carnaval carioca, com presen�a garantida no desfile da Grande Rio em 2015.


"Antes, estava tudo bem pra mim, mas as pessoas falavam que n�o, e eu sofria. Hoje as pessoas podem falar o que quiser, porque eu me amo do jeito que sou", afirma Josiane, que chegou a perder 28kg com uma dieta rigorosa que quase lhe prejudicou a sa�de. "Hoje eu sou bem resolvida e cuido muito da minha sa�de. Ser gordinha � uma coisa, ser sedent�ria � outra", completou.


Em 2013, Josiane disputou o concurso de miss com outras 39 concorrentes. Al�m do t�tulo oficial, ela foi eleita pelas pr�prias concorrentes como a Miss Simpatia da edi��o. "Comparo esse dia com um dos dias mais importantes da minha vida, que foi quando meu filho nasceu", disse orgulhosa. E foi a elei��o de miss que a encorajou a concorrer ao t�tulo de rainha do Carnaval do Rio 2015. "Eu fui ovacionada. Nunca viram uma gordinha disputar a vaga. Eu avisei a elas [as concorrentes] que se preparem, porque ano que vem a vaga � minha", garantiu.


"Feliz do jeito que sou"

Iniciante nas passarelas, a jovem Isadora Val�ria da Costa de Oliveira, de 25 anos, j� sente a autoestima reerguida por causa do concurso. Com 1,63m, ela pesa 93kg e veste 48. Ela chegou ao concurso por meio de um curso de modelo e manequim promovido por Eduardo Ara�ju. "O que mais desenvolvi foi confian�a e autoestima. A expectativa � grande pelo que vir� daqui para frente. Quero investir na �rea de modelo plus size", disse.


Isadora disse que uma antiga colega de trabalho lhe sugeriu que ela tentasse ser modelo. "Ela disse que eu era muito bonita, mas eu nem cogitei. Depois minha sogra foi a pessoa que mais me incentivou. Decidi mudar de vida e como gosto de moda, pesquisei na internet at� chegar ao curso", disse a jovem.


Isadora n�o esconde a ansiedade para a noite de s�bado e afirma que o importante � cuidar da sa�de. "Eu sou bem feliz do jeito que eu sou. Emagrecer para ter uma vida mais saud�vel � uma coisa, para me sentir mais bonita � outra. Sou muito bem resolvida", garantiu.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir