Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2014

Corpo de Márcio Thomaz Bastos é cremado em cemitério
Ex-ministro morreu de quinta-feira (20) aos 79 anos em São Paulo. Ele morreu no Hospital Sírio-Libanês após problemas no pulmão.
Corpo de Márcio Thomaz Bastos é cremado em cemitério
Foto: g1.globo.com

A cerimônia de cremação do corpo do advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, terminou por volta das 10h15 desta sexta-feira (21) no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.


Márcio Thomaz Bastos morreu na manhã de quinta-feira (20), aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após problemas no pulmão. Bastos foi internado na terça-feira (18) para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim divulgado pelo hospital.


A cerimônia de despedida começou por volta das 9h50, a portas fechadas, e contou com a presença de amigos, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de familiares de Bastos. Lula disse que Bastos foi "o mais importante criminalista do país". "Mas acho que a gente tem que ver o Márcio não como advogado, como ser humano, como uma pessoa solidária, como um democrata, que lutou incansavelmente para que a gente tivesse nesse país um estado de direito", disse na saída do cemitério.


O ex-presidente contou que alertou o amigo em relação à tosse constante. "Acho que morreu, apesar dos 79 anos, precipitadamente. Eu tinha falado com ele para ele cuidar da tosse, porque uma pessoa de 79 anos com tosse pode ganhar pneumonia, uma coisa mais grave, mas ele trabalhava demais", lamentou.


A viúva Maria Leonor de Castro Bastos chegou ao cemitério de cadeira de rodas e deixou a cerimônia de muletas, amparada por amigos e parentes. A administração do cemitério informou que, a pedido da família, o ex-ministro será cremado de beca, traje usado por ele ao longo de toda a carreira.


Na quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff foi ao velório na Assembleia Legislativa e conversou com a viúva. Também estavam presentes o ministro Aloízio Mercadante, o prefeito de São Bernardo e ex-ministro Luiz Marinho e o governador eleito de Minas e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel.


Ainda no velório, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que Dilma pediu que ele falasse em nome da Presidência lamentando a morte do companheiro. "Perdemos um grande amigo, uma pessoa sem sombras de dúvida insubstituível", disse Cardozo.


Dilma ficou por cerca de uma hora no velório. Logo após sua saída, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à cerimônia, onde acompanhou um momento de oração conduzido por um padre e fez um breve discurso em homenagem ao ex-ministro.


"Márcio, todos nós te devemos alguma coisa, sobretudo a solidariedade que você prestava a todos nós e a todo momento, sobretudo o amor que você tinha pela democracia. Se Deus te chamou, meu querido, descanse em paz, porque você merece."


O vice-presidente, Michel Temer, também esteve no velório logo no começo da cerimônia e lamentou também a morte de Samuel Klein. "São duas perdas lamentáveis: de um lado, a figura do Márcio Thomaz Bastos, que produziu muito pela advocacia, e de outro, o Samuel Klein, que produziu muito pelo comércio, portanto, para o desenvolvimento do Brasil", disse Temer.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir