Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2014

México e Uruguai em conflito por declaração de Mujica
O desaparecimento de 43 estudantes mexicanos provocou um momento de tensão entre México e Uruguai
México e Uruguai em conflito por declaração de Mujica
Foto: istoedinheiro.com.br

O governo do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, pediu explicações ao embaixador uruguaio.

A polêmica explodiu com a publicação, na sexta-feira, de uma entrevista na revista "Foreign Affairs Latinoamérica", na qual Mujica chamou de "terrível" a situação do México e afirmou que, "de longe, parece que o país seria uma espécie de Estado falido, que os poderes públicos estão totalmente fora de controle, estão carcomidos".

Mujica, que conclui seu mandato em março de 2015, afirmou que o desaparecimento dos jovens foi provocado pela corrupção, instalado como um "tácito costume social", e que o México está obrigado a esclarecer o caso, "custe o que custar, doa a quem doer e independentemente das consequências".

O governo do México não escondeu a irritação e emitiu no domingo uma "rejeição categórica" às declarações, ao mesmo tempo que convocou o embaixador do Uruguai no México, Jorge Alberto Delgado, para que apresentasse explicações.

Em resposta a Mujica em um comunicado, as autoridades mexicanas reafirmaram o "compromisso de continuar as investigações com clareza, transparência e responsabilidade".

Quase de imediato, o presidente uruguaio retificou a declaração em uma nota divulgada por seu gabinete, na qual oferece ao México "apoio em tudo o que possa facilitar para que enfrente este momento difícil".

"As notícias que nos chegam sobre as consequências do narcotráfico em países como Guatemala, Honduras e agora México nos gritam uma verdadeira lição de dor", escreveu o presidente, ao destacar que "não são Estados inócuos nem falidos".

Mujica, que tem o hábito de falar de maneira espontânea, expressou "solidariedade ao México, ao seu sistema político e ao seu governo". Também manifestou "confiança no capital político que reside em seus partidos e em suas instituições democráticas".

Fonte: istoedinheiro.com.br
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir