Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2014

Dilma anuncia ministros da Fazenda e do Planejamento
Novos integrantes do governo usar�o gabinete no Planalto na transi��o. Presidente se reuniu nesta ter�a (25) com Nelson Barbosa e Joaquim Levy.
Dilma anuncia ministros da Fazenda e do Planejamento
Foto: g1.globo.com

O ministro da Secretaria de Comunica��o Social da Presid�ncia, Thomas Traumann, informou nesta quarta-feira (26) que os novos titulares dos minist�rios da Fazenda e do Planejamento ser�o anunciados nesta quinta (27) pela presidente Dilma Rousseff. Segundo Traumann, eles usar�o gabinetes no Pal�cio do Planalto durante o per�odo de transi��o para montar suas equipes.


Segundo o Blog da Cristiana L�bo, Dilma se reuniu nesta ter�a (25) com o ex-secret�rio do Tesouro Nacional Joaquim Levy, que deve assumir a Fazenda; com o ex-secret�rio-executivo do Minist�rio da Fazenda Nelson Barbosa, prov�vel novo ministro do Planejamento; e com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que deve permanecer no posto. Os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o atual da Fazenda, Guido Mantega, tamb�m participaram da reuni�o.
Joaquim Levy est� em Brasilia desde segunda-feira (24) elaborando propostas para tentar equilibrar as finan�as do governo. Em setembro, as contas p�blicas registraram o pior resultado da hist�ria.
De acordo com Thomas Traumann, os ministros a serem anunciados nesta quinta conceder�o entrevista coletiva � imprensa no Pal�cio do Planalto logo ap�s a oficializa��o de seus nomes.
Segundo ele, n�o haver�, cerim�nia de posse dos novos ministros. A expectativa � que a presidente da Rep�blica viaje na sexta-feira para Fortaleza (CE) para participar de reuni�o da dire��o nacional do PT.
Mantega
Ministro da Fazenda mais longevo da hist�ria, Guido Mantega deixar� o comando da economia brasileira ap�s mais de oito anos no posto.
Nascido na It�lia e criado em S�o Paulo, ele foi indicado para o cargo pelo ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva. Em 2011, Dilma o manteve � frente do Minist�rio da Fazenda.
No entanto, em meio � campanha eleitoral deste ano, a presidente da Rep�blica anunciou que Mantega seria substitu�do em um eventual segundo mandato. Segundo ela, o pr�prio ministro pediu para deixar o cargo "por raz�es pessoais".
Reforma ministerial
Desde a reelei��o, em outubro, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com ministros mais pr�ximos, conselheiros pol�ticos e presidentes de partidos aliados para discutir a escolha dos novos integrantes do primeiro escal�o do governo.
Conforme adiantaram os blogs do Camarotti e da Cristiana L�bo, al�m dos encontros com Joaquim Levy e Nelson Barbosa, Dilma se encontrou com a senadora K�tia Abreu (PMDB-TO) e a convidou para assumir o Minist�rio da Agricultura. Al�m disso, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) tamb�m foi procurado pela chefe do Executivo para chefiar, a partir de 2015, o Minist�rio do Desenvolvimento, Ind�stria e Com�rcio Exterior (MDIC).
No meio pol�tico, h� expectativa quanto ao cargo que o governador da Bahia, Jaques Wagner, ocupar� no segundo mandato de Dilma. Pr�ximo � presidente, Wagner esteve em Bras�lia diversas vezes ap�s a reelei��o da petista e � cotado para assumir alguma pasta a partir de 2015.
Um dos coordenadores da campanha de Dilma � reelei��o, o ministro Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agr�rio) � cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presid�ncia, atualmente chefiada por Gilberto Carvalho, respons�vel pela interlocu��o do governo com os movimentos sociais.
Conselheiro pol�tico de Dilma e um dos ministros mais pr�ximos � chefe do Executivo, Aloizio Mercadante (Casa Civil) dever� continuar no governo. Segundo o Blog do Camarotti, ele, por�m, tem sido chamado por alguns colegas de "primeiro-ministro" de Dilma, por repassar orienta��es da presidente a outros ministros. Mercadante se encontra diariamente com a chefe do Executivo nos pal�cios do Planalto e da Alvorada, resid�ncia oficial.
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, tamb�m esteve nesta ter�a com Dilma na reuni�o em que a presidente juntou no Pal�cio do Planalto os ministros da Fazenda e do Planejamento e os principais nomes cotados para assumir as pastas. H� especula��es de que Tombini tamb�m dever� permanecer no governo no segundo mandato de Dilma.
De acordo com o Blog do Camarotti, os integrantes da c�pula do PP, partido que comanda atualmente o Minist�rio das Cidades, est�o contrariados com a articula��o do presidente do PSD, Gilberto Kassab, para chefiar o minist�rio. A pasta, segundo o blog, tamb�m � cobi�ada pelo PMDB.
Interlocutores do vice-presidente da Rep�blica e presidente do PMDB, Michel Temer, afirmaram ao G1 que o ministro Moreira Franco (Avia��o Civil) tem a aprova��o de Temer e sua perman�ncia no cargo � defendida pela c�pula da legenda.
Cultura
Em meio � viagem da presidente Dilma � C�pula do G20, na Austr�lia, a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que comandava o Minist�rio da Cultura havia dois anos, protocolou carta de demiss�o no Pal�cio do Planalto. Com cr�ticas indiretas � condu��o da pol�tica econ�mica por Dilma, Marta afirmou desejar que a presidente seja iluminada na escolha do novo minist�rio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir