Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 26-11-2014

Manifesto coletivo
�Quem sabe faz a hora, n�o espera acontecer�, Geraldo Vandr�
Manifesto coletivo

Diante do (im)passe e do caos instalado no transporte "p�blico" de Cachoeiro de Itapemirim, eis a quest�o: quem pega a linha "integrada" paga mais ou o dobro? Se fosse seis por meia d�zia n�o estaria aqui dando um "ponto" para quem responder essa pergunta. Um? N�o! R$ 2,75. Passagem s� de ida... Para o centro, l�gico. Al�m disso, seria muito para meu pobre bolso. Ir e vir custa caro, na verdade muito mais do que um saco cheio.

Acontece que o limite entre o bom senso e a esperteza fez chegar ao fim da "linha" a paci�ncia dos trabalhadores e usu�rios dos coletivos que, na contram�o, n�o trafegam nos locais que mais s�o necess�rios. Desnecess�rio, isso! Ofertar um servi�o que n�o atende a demanda ou mudar as regras do jogo no fim do campeonato.

O contrato com o munic�pio acaba em 2015. Ano em que esta gest�o poder� acabar com o monop�lio. Lembre-se que antes de muitos nascerem a empresa j� atuava na cidade e o atual governo tem dois mandados. A culpa n�o � s� dos pol�ticos. � deles, da regula��o e do povo que os elegeu e permitiram este monop�lio indecente. J� passou da hora de liberar vans nesta cidade. Colocar a culpa no outro � f�cil, quero ver ir pra rua e lutar pelos seus direitos. Diga-se de passagem, parab�ns aos corajosos moradores do Coramara e Gilson Carone que colocaram a cara a tapa em prol de todo o coletivo (que n�o tem nada a ver com �nibus).

Deveria acontecer um boicote, como o de meados da d�cada de 1950 na cidade de Montgomery, Alabama-EUA. O que est� acontecendo na cidade tamb�m � uma segrega��o, s� que econ�mica. Neste caso, esperar que Deus ajude quem cedo madruga � uma heresia contra a f� do povo trabalhador. A mesma f� ele tem em falsos profetas editados nos programas eleitoreiros.

Agora chega. Todos querem o troco certo. Este neg�cio da China (de comprar cem e poder usar s� seis passagens ao dia) passou do "ponto final". N�o h� nada mais saud�vel do que caminhar. Juntar os amigos e gastar um pouco mais com outro meio alternativo. Ou aqueles que possuem ve�culos... Levem seus vizinhos. Trabalhadores... Uni-vos! Quem "pega" �nibus � guindaste!

Fonte:
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir