Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-11-2014

Pontuação dobrada na última prova será abolida
Sistema adotado em 2014 não foi visto com bons olhos por pilotos e boa parte dos fãs da Fórmula 1.
Pontuação dobrada na última prova será abolida
Foto: foxsports

A vida da polêmica pontuação dobrada na última corrida da temporada chegou ao fim. Segundo a revista alemã Auto, Motor und Sport, a comissão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reuniu na última terça-feira (25) e decidiu pelo término dos pontos em dobro na última prova do ano.


O sistema foi adotado para o Mundial de 2014 e tinha o intuito de equilibrar e dar mais emoção a um campeonato que, de 2010 a 2013 viu o alemão Sebastian Vettel ser campeão. No entanto, a pontuação dobrada não foi vista com bons olhos por pilotos e boa parte dos fãs da categoria.


Ao final do campeonato, o formato acabou não exercendo influência no resultado final e o inglês Lewis Hamilton tornou-se o bicampeão. O único beneficiado foi o mexicano Sergio Pérez da Force India, que ganhou duas posições, terminando no décimo lugar do Mundial de Pilotos.


O próprio Bernie Ecclestone, chefe da Fórmula 1, afirmou, anteriormente, não ter gostado da regra. Depois, ele chegou a cogitar que os pontos em dobro pudessem valer nas últimas três corridas. Novamente, as equipes voltaram a reclamar e a ideia logo foi abortada.
"Uma corrida é estupidez, mas imagine com três. Significa que alguém precisaria de 150 pontos de vantagem para garantir o título. Os times não aceitaram porque são malditos idiotas. São todos mecânicos. Pensam apenas no curto prazo", esbravejou o britânico de 84 anos.


Ainda de acordo com a publicação alemã, a proposta de uma relargada parada após um período de safety-car foi rejeitada pela comissão. A decisão final tanto em relação à pontuação dobrada quanto à relargada parada acontecerá na próxima semana, quando o Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA vai se reunir.

Fonte: foxsports
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir