Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2014

Ônibus circulam nesta sexta após suposto toque de recolher
Moradores ficaram sem transporte quando voltavam para casa
Ônibus circulam nesta sexta após suposto toque de recolher
Foto: circuitomt.com.br

Após um suposto toque de recolher dado por criminosos, moradores da Zona Leste de São Paulo ficaram sem ônibus para voltar para casa depois das 22h de quinta-feira (27). Os coletivos da empresa Vip circulavam normalmente nesta manhã de sexta-feira (28), como mostrou o Bom Dia São Paulo.Moradores e policiais receberam mensagens sobre um suposto toque de recolher na quinta-feira. Por volta de 21h, um grupo tentou depredar um ônibus na Avenida Jacu Pêssego. De acordo com a Polícia Militar, eles pediram para que o motorista atravessasse o coletivo na avenida. Nesse momento, policiais que faziam patrulha pela região frustraram o ataque.

Uma equipe da polícia passou a madrugada em frente à garagem da empresa Vip na Avenida Águia de Haia. A situação era tranquila. Por volta das 7h, a maioria dos 360 ônibus já tinha saído. Mais de 1,2 mil ônibus atendem mais 800 mil passageiros na Zona Leste.Na madrugada, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de São Paulo orientou os funcionários a voltarem para as garagens, que ficaram lotadas. Só ônibus reservados levavam funcionários para casa.

Zona Norte
Na terça, o comércio fechou mais cedo em bairros da Zona Norte após boatos de toque de recolher circularem entre lojistas e também por grupos de Whatsapp. As supostas ordens teriam relação com a morte, no domingo, de um suspeito de integrar a facção que age a partir dos presídios paulistas. A Polícia Civil identificou e deteve quatro suspeitos de determinarem toque de recolher.

Outras 12 pessoas foram identificadas por suspeita de participação em ataques incendiários a veículos.Um ônibus e um carro foram queimados a 200 metros da sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil. Entre os suspeitos, cinco são adolescentes. A polícia tenta localizá-los.

Morte no domingo
No domingo, Jeorge Vieira Ponciano, conhecido como JJ, foi morto a tiros dentro de uma pizzaria no Jardim Brasil, na Zona Norte. Ele estava no estabelecimento, na esquina da Rua Tosca com a Avenida Roland Garros, quando dois homens passaram em duas motos atirando, de acordo com a polícia.Na terça-feira, o comércio em bairros da Zona Norte fechou durante a tarde após boatos de toque de recolher e ataques circularem entre lojistas e grupos de WhatsApp. Além das lojas fechadas, instituições públicas, como o cartório eleitoral baixou as portas antes do horário previsto. Pais também foram buscar os filhos mais cedo nas escolas.

Segundo comerciantes ouvidos pelo G1, o toque de recolher foi recomendação da PM como alerta para futuros ataques em retaliação á morte de um criminoso. Em entrevista coletiva na terça-feira, o secretário da SSP, Fernando Grella, disse que a polícia estava mobilizada para averiguar as informações sobre toque de recolher.

Outros ataques
Além da Zona Norte, a Zona Leste da capital, mais Osasco e Cubatão registraram ações criminosas contra veículos na terça-feira. A polícia investiga se os casos têm relação e se também teriam sido motivados pela prisão de um criminoso também na terça. Márcio Geraldo Alves Ferreira, o Buda, estava foragido desde 2010.

Zona Leste
Um ônibus foi incendiado no Terminal Cidade Tiradentes, Zona Leste, na noite de terça-feira (25). Não houve feridos. Não há pistas dos criminosos.

Fonte: circuitomt.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir