Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2014

Nada de Black Fraude: sete coisas que serão diferentes na Bl
Google Brasil mostra que o varejo se preparou esse ano para salvar a imagem do evento
Nada de Black Fraude: sete coisas que serão diferentes na Bl
Foto: www.amanha.com.br

Nesta sexta-feira (28) o e-commerce brasileiro e algumas lojas físicas participarão do Black Friday, um evento de grandes descontos para escoar os produtos em estoque e abrir espaço para os itens do Natal. A data começou a ser "comemorada" no Brasil em 2010. No entanto, as primeiras edições foram marcadas por problemas que levaram os consumidores a rejeitarem as promoções e até apelidarem o evento de "Black Fraude". Um levantamento exclusivo realizado pelo Google Brasil mostra que o varejo se preparou esse ano para salvar a imagem do evento e, claro, faturar mais. Confira o que mudará:

1 - Haverá mais ofertas do que fraudes
No começo do mês, as principais empresas de varejo assinaram a criação do Black Friday Legal, um documento para mostrar que a maior parte das empresas agirá corretamente. Com um faturamento quatro vezes maior do que em 2011, a percepção de "Black Fraude" não faz mais sentido. Além disso, no ano passado, 75% dos consumidores apontaram experiências boas ou ótimas. Neste ano, basta o consumidor procurar as lojas com o selo do Black Friday Legal para garantir uma compra segura.

2 - As promoções serão maiores e mais agressivas
Em 2014, as vendas do comércio ficaram abaixo das expectativas – principalmente em função da Copa do Mundo e das eleições. "O varejo está mais ávido para vender e surpreender o consumidor com grandes ofertas", garante Lidiane Tahan, gerente de vendas para varejo do Google Brasil.

3 - Mais pessoas comprarão através de seus smartphones
Lidiane explica que no final de 2013, cerca 5% das vendas online já eram feitas pelo aparelho. "Na Black Friday deste ano, esse número pode passar tranquilamente a marca de 10%. Diversas categorias de varejo possuem grande representatividade de buscas vindas de celular", conta.

4 - As entregas serão mais eficientes
Com a experiência acumulada por grande parte dos varejistas nas Black Fridays anteriores, a preparação das empresas para ter um estoque mais adequado para a data e um serviço de entrega mais ágil é uma tendência esperada. "Somado a isso, o sucesso de datas sazonais criadas pelos próprios varejistas, tais como a Blackout, do Walmart, e a Blacknight, das marcas do grupo B2W, como Americanas e Shoptime, vemos os varejistas mais preparados para o aumento de tráfego nos websites e também na organização logística das entregas", relata a executiva.

5 - O período de descontos se resumirá à sexta-feira
As vendas da Black Friday estão cada vez menos concentradas em um único dia. Muitos varejistas já começaram sua temporada de ofertas no início de novembro, enquanto outros devem estendê-la pelo menos até o final de semana seguinte. Este ano, a e-commerce de artigos esportivos Netshoes, por exemplo, criou o Black November, evento que oferece descontos de até 50% durante todo o mês em milhares de produtos. Há ainda companhias que prometem estender as promoções da Black Friday até o Natal.

6 - A data já foi adotada pelos brasileiros
A quarta edição da Black Friday é aguardada com ansiedade pelos brasileiros. Uma pesquisa com 20 mil consumidores realizada pelo site Busca Descontos revelou que 96% deles pretendem realizar alguma compra no evento.

7 - O número de empresas participando é recorde
Este ano, o número de lojistas que terão promoções acontecendo tanto no website quanto na loja física é recorde – ou seja, mais alternativas aos consumidores. Além disso, a Black Friday já não está restrita aos grandes varejistas. A mineira Eletrosom, por exemplo, empresa de eletroeletrônicos e artigos domésticos de Uberlândia, teve o maior volume de vendas da história do site, que existe desde 2010, na edição do ano passado do evento.Na ocasião, a rede colocou 100 produtos com descontos de até 70%. Com isso, foi possível atingir uma venda 200% maior do que a de um dia regular. Para a edição deste ano, a empresa se estruturou ainda mais: o estoque está melhor dimensionado e a foi contratado um serviço de web extra especialmente para a data. A companhia promete oferecer descontos de até 80% em 250 produtos. Assim, a Eletrosom pretende dobrar as vendas no período em relação ao ano passado.

Fonte: www.amanha.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir