Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2014

Procon terá atendimento 24 horas durante Black Friday
Nesta sexta-feira, 28, acontece a edição brasileira da Black Friday, com grandes descontos e liquidações. Para evitar que o consumidor faça um mau negócio, o Procon do Estado de São Paulo irá disponibilizar seus canais de atendimento por 24 horas.
Procon terá atendimento 24 horas durante Black Friday
Foto: www.ribeiraopretoonline.com.br

O atendimento às demandas começa às 19h de hoje e vai até meia-noite do dia 28. Os consumidores poderão registrar as reclamações pelo telefone 151 (somente para a cidade de São Paulo), pelo Atendimento Eletrônico do site do Procon, pelo Facebook e pelo Twitter.

Para as redes sociais uma hashtag especial foi criado, o consumidor pode usar #BlackFridaynamiradoProconSP e enviar o print ou o link da página com o problema. Todos os casos serão analisados e, se necessário, um processo administrativo será aberto. A equipe de atendimento do órgão entrará em contato com os SACs das empresas em tempo real para tentar solucionar os problemas que forem relatados pelos consumidores.

Dicas

Algumas dicas do Procon para que não haja problemas nas compras são verificar os preços cobrados antes. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday. Analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas, imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido como comprovante de pagamento, contrato, anúncios e são outras dicas do órgão. Também é importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

Apesar das compras serem feitas em uma liquidação ou promoção, isso não elimina os direitos do consumidor. Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada. Além disso, a empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas.

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento. O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema.

Mais orientações para compras pela internet podem ser vistas no Guia de Comércio Eletrônico, no site do Procon. Além disso, o órgão conta com uma lista de sites não recomendados.

Fonte: www.ribeiraopretoonline.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir