Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2014

Bebê que perdeu braço em escada segue internado
Segundo delegada, pais da criança podem responder por lesão culposa. Acidente ocorreu na quinta (27) dentro de shopping de Ponta Grossa, PR.
Bebê que perdeu braço em escada segue internado
Foto: g1.globo.com

A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso do bebê de 9 meses que perdeu o braço em uma escada rolante de um shopping de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, na tarde de quinta-feira (27). Segundo a polícia, a perícia técnica esteve no local na manhã desta sexta-feira (28) e descartou qualquer falha mecânica do equipamento.


Conforme o Corpo de Bombeiros, os pais colocaram a menina na escada para tirar uma foto, mas ela acabou enroscando o braço na lateral da escada. O bebê teve o braço direito arrancado na altura do cotovelo. "Não deu tempo de tirar", disse a mãe enquanto a menina estava sendo atendida. Desde o acidente, o bebê se encontra internado no Hospital Vicentino e o estado de saúde é estável.


De acordo com a delegada Ana Paula Cunha Carvalho, como a perícia verificou que não há problemas com a escada rolante, os pais poderão ser responsabilizados. "Pelo vídeo que nós vimos e pelas imagens de segurança, de uma forma ou de outra, os pais foram negligentes com essa criança e eles podem responder por lesão culposa", afirma. A polícia deve ouvir todos os envolvidos e depois, encaminhar o procedimento à Justiça.


Em nota divulgada logo após o acidente, o Shopping Antartica afirmou que "sente muito pela fatalidade". O estabelecimento foi fechado para o público depois do ocorrido.
Cuidados


A engenheira de materiais e de segurança, Erika Davanzo, explica que todo e qualquer tipo de máquina, como a escada rolante, merece manter cuidado. "O movimento mecânico não para instantaneamente. A partir do momento em que um objeto entra, ele vai ser prensado e arrastado", esclarece. Por esse motivo, existem faixas amarelas laterais de segurança e as pessoas devem respeitá-las.


Erika ainda pede para que idosos e crianças evitem escada rolante. "Não subir com carrinho de bebê, não subir com criança de colo porque perde o equilíbrio, subir ou descer com cadarços amarrados, cuidar com vestidos e não sentar nas escadas", orienta. Ela explica que existem normas de seguranças internacionais e elas devem ser respeitadas para evitar acidentes como o que aconteceu com o bebê.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir