Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2014

Brasil e China fazem ajustes para lançamento do satélite
Modelo será enviado ao espaço um ano após falha no satélite Cbers-3. Segundo diretor do Inpe, nova operação tem "segurança suficiente"
Brasil e China fazem ajustes para lançamento do satélite
Foto: g1.globo.com

Um ano após a tentativa frustrada para lançamento do satélite Cbers-3, equipamento Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres feito em parceria entre Brasil e China, os dois países entram na reta final para o lançamento do sucessor do modelo, o Cbers-4. O satélite será enviado ao espaço no dia 7 de dezembro e um dos principais objetivos é evitar que novas falhas aconteçam colocando em risco o projeto entre os países que teve início em 2002.


Com produção iniciada em dezembro no ano passado, após a falha com seu antecessor, o Cbers-4 passa por testes na China desde outubro. Nesta sexta-feira (28), o equipamento foi integrado ao lançador e, a partir de domingo (30), passará pelo último teste antes de ir ao espaço.


De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), durante o ano foram empenhados esforços para identificar as falhas no modelo anterior e fazer os reparos necessários no quinto satélite produzido pela parceria. Além de toda revisão do equipamento, foram feitos ajustes específicos para evitar uma contaminação no combustível do foguete lançador, principal fator que provocou a falha com o Cbers-3.


"Foi feito um estudo, detectado o problema e houve um diagnóstico. Fizemos as correções necessárias e qualificamos o sistema para que ele esteja robusto. A segurança é suficiente para retomarmos o lançamento", afirmou o diretor do Inpe, Leonel Perondi.


Apesar da falha anterior, a base para lançamento do Cbers-4 será a mesma, utilizando o foguete chinês Longa-Marcha-4, a partir da base do Taiyuan Satellite Launch Center, na China. "O risco maior era não cumprir o prazo proposto, mas nós vencemos todos os desafios, alguns deles bem peculiares. Cumprimos o cronograma de forma intensa e integrada", diz Perondi.


O novo modelo tem exatamente as mesmas especificações técnicas do satélite anterior com custo estimado de R$ 160 milhões. A participação na construção permanece dividida em 50% para a China e 50% para o Brasil.
Na estrutura do equipamento estão quatro câmeras de alta resolução - com mais de 100 kg - que vão auxiliar no monitoramento dos setores agrícolas, florestal e no controle do meio ambiente. Ao todo, o Cbers-4 pesa pouco mais de duas toneladas e tem vida útil de três anos. Toda a estrutura para lançamento, incluindo foguete e combustível, pesa mais de 250 toneladas.


Missão

O novo satélite carrega a missão de preencher um vácuo deixado pelo Cbers-2b, que encerrou suas atividades em 2010, e que seria preenchido pelo Cbers-3. Atualmente, o monitoramento é feito por imagens adquiridas por satélites dos Estados Unidos e Índia. Em órbita, o Cbers-4 vai margear o Brasil, China e países da América do Sul, mas também poderá fazer registros de outras regiões do planeta. Entre suas principais atribuições está o monitoramento do desmatamento na Amazônia.


Cbers-4A

Após o lançamento do Cbers-4, o Brasil pretende dar continuidade a parceria com a China e já articula a produção do satélite Cbers-4A, feito com recursos sobressalentes dos dois antecessores. Os dois países também articulam a construção dos modelos 5 e 6 do Cbers.


Para o diretor do Inpe, após a conclusão do modelo atual, a intenção é que o Brasil ofereça capacidade em todas as etapas para a produção de satélites. "Se quisermos ter capacidade, tem que fazer experimentos como estamos fazendo. Estamos prontos para fazer o primeiro satélite fabricado, integrado e totalmente feito no Brasil. Temos capacidade para produzir todo ciclo", destacou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir