Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-11-2014

Irmãos de ministro passam 2ª noite presos em MT após operaçã
Irmãos de Neri Gueller foram presos durante a Operação Terra Prometida. Odair e Milton prestaram depoimento à PF e negaram envolvimento.
Irmãos de ministro passam 2ª noite presos em MT após operaçã
Foto: g1.globo.com

Os pecuaristas Odair e Milton Geller, irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller, investigados na Operação Terra Prometida, passaram a segunda noite presos no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). De acordo com o diretor da unidade prisional, Isaías Marques de Oliveira, os irmãos retornaram para a mesma cela depois de prestar depoimento à Polícia Federal, no próprio local, nesta sexta-feira (28).
A operação Terra Prometida combate crimes de corrupção, fraudes, invasão de terras públicas e crimes ambientais. A Justiça Federal expediu 52 mandados judiciais de prisão, 146 mandados de busca e apreensão e 29 de medidas proibitivas. De acordo com a assessoria da Polícia Federal de Brasília, até o final desta sexta-feira, 33 mandados tinham sido cumpridos.
"Eles recebem apenas visitas de advogados. Só vão poder receber outras visitas [amigos ou familiares] após cinco dias [das prisões], que é o tempo hábil [exigido]. Eles continuam presos no CCC e já tomaram café da manhã", comentou o diretor da unidade ao G1. Dessa forma, conforme o diretor, os irmãos só podem receber visitas a partir da próxima quarta-feira (3).
De acordo com a assessoria da PF, agentes federais continuam as investigações neste sábado (29), principalmente em cidades localizadas na região Norte de Mato Grosso.
Depoimento e investigação
Odair e Milton prestaram depoimento ao delegado Hércules Ferreira Sodré, responsável pelas investigações, e negaram qualquer tipo de envolvimento com o esquema investigado pelo órgão federal. Os irmãos também negaram o suposto envolvimento de Neri Geller na apropriação de lotes da União.
O delegado federal informou que Odair e Milton Geller foram indiciados pelos crimes de invasão de terras, estelionato majorado, formação de quadrilha e crimes ambientais. O advogado Murilo Freire, que atua na defesa dos irmãos Geller, disse que seus clientes estão convictos de que a acusação é injusta e que nunca exploraram terras da União.
O nome do ministro foi citado durante a investigação, conforme o Ministério Público Federal, por testemunhas que disseram que ele seria proprietário de lotes no assentamento. Dessa forma, o processo foi desmembrado e remetido para o Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal divulgou nota informando que o ministro não foi investigado na operação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir