Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-12-2014

Novembro termina com Cantareira em queda e chuva abaixo da m
Nível caiu 3,4 pontos percentuais no 10º mês sem atingir média de chuva. Choveu 135 milímetros, contra média de 161,2 milímetros.
Novembro termina com Cantareira em queda e chuva abaixo da m
Foto: g1.globo.com

O mês de novembro terminou sem que as chuvas na região do Sistema Cantareira atingissem a média esperada para o período. Com isso, o nível das represas baixou 3,4 pontos percentuais.
A precipitação no mês ficou em 135 milímetros, contra a média de 161,2 milímetros. Assim, mesmo com fortes temporais que chegaram a manter o nível estável nos dias 4 e 14, o índice do Cantareira foi de 12,2% para 8,8%.
Dos 11 meses do ano até agora, novembro foi o décimo em que a chuva ficou abaixo da média na região das represas. Não houve precipitações em 12 dias. Apenas em março, quando choveu 193,5 milímetros, contra 184,1 da média, a precipitação ficou acima do esperado. Já é o oitavo mês seguido com chuvas abaixo do esperado.
229 dias sem alta no nível
Dezembro começou como os últimos sete meses: sem alta no nível das represas. Nesta segunda (1º), o volume registrado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no Cantareira foi de 8,7%.
O nível dos reservatórios já não sobe há 229 dias. A última vez em que o índice subiu foi em 16 de abril. De lá pra cá, foram oito dias de estabilização, ou seja, se manteve o mesmo do registrado no dia anterior, e 221 de quedas.
A medição desta segunda, de 8,7%, é referente à segunda cota do volume morto. Volume útil e primeiro volume morto já se esgotaram.
Outros sistemas
O Alto Tietê, que tem atualmente o nível mais baixo entre os seis sistemas que abastecem a Grande SP, baixou novamente e foi de 5,7% para 5,6%. A queda foi maior no Guarapiranga: o índice foi de 33,7% para 33,4%, queda de 0,3 pontos percentuais.
O Alto Cotia foi o único que se manteve estável nesta segunda. O nível se manteve em 29,9, mesmo registrado no domingo (30). Rio Grande e Rio Claro baixaram e foram a 63,5% e 31,6%, respectivamente.
Previsão do tempo
Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Helena Balbino, deve chover esta semana na região dos reservatórios, mas com pouca intensidade. "Nesta semana só quarta que não deve chover. Hoje, terça, quinta e sexta deve chover um pouco a tarde. Umas pancadinhas, mas nada que ajude muito a situação da represa", disse.
Segundo ela, as frentes frias estão passando depressa sobre o estado, o que faz com que as chuvas não caiam por muito tempo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir