Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-12-2014

Alagoano nasce com a segunda pior expectativa de vida no paí
Média é de 70,4 anos, à frente apenas do estado do Maranhão (69,7 anos). Tábua Completa da Mortalidade 2013 foi divulgada nesta segunda-feira.
Alagoano nasce com a segunda pior expectativa de vida no paí
Foto:

Dados da Tábua Completa da Mortalidade 2013, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (1), mostram que expectativa de vida do alagoano ao nascer é de 70,4 anos para ambos os sexos. A média é a segunda pior do país, à frente apenas do estado do Maranhão, com 69,7 anos.
O estudo traça a evolução desde 1980 até 2013. De acordo com o IBGE, após mais de três décadas, a expectativa de vida dos alagoanos aumentou 14,7 anos. Para os homens, é de 65,8 anos e para as mulheres, 75,3 anos.

As Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil são divulgadas todo ano pelo IBGE e são usadas pelo Ministério da Previdência para calcular aposentadorias. Os dados também permitem calcular a vida média para cada idade.

Dados nacionais
A média calculada para os brasileiros é um pouco maior que a dos alagoanos, 74,9 anos para ambos os sexos em 2013, segundo o IBGE. O estudo completo foi publicado na edição desta segunda do Diário Oficial da União.
O estado que registrou maior expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos em 2013 foi Santa Catarina, com 78,1 anos. O estado também apresentou a maior esperança de vida para mulheres (81,4 anos) e homens (74,7 anos). Nos estados do Espírito Santo, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul, as mulheres também ultrapassaram a barreira dos 80 anos.
"Ainda existem diferenciais significativos entre unidades da federação", analisou Fernando Albuquerque, gerente do projeto componentes da dinâmica demográfica. Em 1980, o Rio Grande do Sul mantinha a menor taxa e Alagoas, a maior. "Com diferença de 12 anos".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir