Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-12-2014

Vanessa da Mata: a poesia solar que segue o som
Com turn� inspirada no novo �lbum, cantora se apresenta na Fundi��o Progresso.
Vanessa da Mata: a poesia solar que segue o som
Foto: jornaldobrasil

Ap�s uma profunda imers�o no universo de Tom Jobim, Vanessa da Mata est� de volta. E, com ela, um novo universo musical, solar e po�tico, a ser descoberto pelos m�ltiplos caminhos que conectam o novo "Segue o Som", quinto �lbum autoral da carreira da cantora e compositora matogrossense, vencedora do Latin GRAMMY em 2008.

O novo disco, como afirmou Gilberto Gil ao escrever seu release oficial, traz um "repert�rio de voz canacaiana" e "versos afiados". "S�o quase todas de sua autoria as can��es do disco, e, em todas elas, um dom�nio, uma flu�ncia, uma ci�ncia dos sutis labirintos do modal contempor�neo e das r�tmicas de agora, coisas a que ela junta sua j� t�o querida brejeirice e sua maneira t�o maneira de levar uma banda com ela", diz Gil sobre o novo trabalho de Vanessa.


A pot�ncia do repert�rio de "Segue o Som", cuja faixa-t�tulo � sucesso nas r�dios de todo o Brasil, se comprova nas apresenta��es ao vivo. Desde o show de estreia, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, as novas can��es s�o acompanhadas em coro pelo p�blico, que atesta o apelo pop de suas composi��es, impulsionadas pela variedade de ritmos que acompanhou a inf�ncia e adolesc�ncia dessa artista matogrossense.


Identificada e admirada por seu estilo exuberante e por sua beleza natural, Vanessa retorna ainda mais pop, moderna, cheia de diversidade r�tmica e focada na poesia das letras e no que mais importa nesta nova empreitada: sua m�sica e a bela multiplicidade de sensa��es que ela provoca.


Desde "Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias" sem interpretar can��es de sua autoria, a cantautora visita seus 12 anos de trajet�ria marcada por diversos sucessos como "N�o me Deixe S�", "Amado" e "Ai Ai Ai". O repert�rio, somado � musicalidade coesa da banda que a acompanha, mostra o amadurecimento vocal e perform�tico, assim como autoral, de Vanessa da Mata.


No palco, Vanessa reproduz ao vivo o novo �lbum que, al�m da produ��o dos consagrados Liminha e Kassin, teve a participa��o, no disco, de m�sicos de peso de diversas gera��es como: Lincoln Olivetti, Stephane San Juan, Fernando Catatau, Marcelo Jeneci, Marlon Sette, Rodrigo Tavares, Alex Meireles e Money Mark.


O show traz ainda uma surpresa especial, feita por Emicida, admirador da cantora. O rapper gravou uma apresenta��o especial, como mestre de cerim�nias, que servir� de abertura para os shows de Vanessa da Mata.

Fonte: jornaldobrasil
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir