Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-12-2014

Abraço de jovem e policial vira hit após tensões em Ferguson
Foto surge após policial que matou jovem negro ser liberado de acusações. Abraço aconteceu em Portland durante manifestação de apoio a Ferguson.
Abraço de jovem e policial vira hit após tensões em Ferguson
Foto: g1.globo.com

Um dia antes de a foto ser tirada, o júri de St. Louis concluiu que não havia provas suficientes para processar o policial Darren Wilson. "Não há dúvida de que Darren Wilson matou. Darren Wilson foi o agressor inicial. Mas foi autorizado a usar força letal em autodefesa", disse o promotor na ocasião.


Wilson pediu demissão neste sábado (29), alegando que temia por sua própria segurança e de seus colegas.

A decisão do júri motivou uma segunda onda de manifestações em Ferguson - alguns deles com violência - e outras cidades dos Estados Unidos. O presidente Barack Obama pediu calma à população.


Em 9 de agosto a morte de Michael Brown gerou uma violenta onda de manifestações em Ferguson, especialmente por que Wilson, o policial branco, atirou ao menos seis vezes no jovem negro de 18 anos que, segundo testemunhas, estaria desarmado. Quase 70% da população de Ferguson é negra, mas as autoridades políticas e policiais são majoritariamente brancas.


De acordo com a polícia, Brown teria participado de um assalto a uma loja de bebidas pouco antes de ser baleado. Um vídeo do crime, em que o jovem supostamente aparece, chegou a ser divulgado.


Após semanas de violência nas ruas, a Guarda Nacional foi enviada a Ferguson para controlar os distúrbios. Na última segunda-feira (17), com o julgamento de Wilson já se aproximando de seu final, o governador declarou situação de emergência e autorizou forças especiais de segurança estaduais a apoiarem a polícia em caso de violência.


A ordem do governador também determinou que, em eventuais protestos, a responsabilidade seria do Departamento de Polícia do Condado de St. Louis, e não da polícia da cidade de Ferguson.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir