Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2014

Prefeitura celebra acordo internacional no Dia Mundial de Lu
A Prefeitura do Rio fará parte de frente internacional criada na última ta segunda-feira (01/12), quando se celebra o Dia Mundial da Luta contra a Aids, para auxiliar na erradicação da doença.
Prefeitura celebra acordo internacional no Dia Mundial de Lu
Foto: diariodemocratico.com.br

O "Fast Track Cities: Ending the AIDS Epidemic by 2030", assinado por 20 das maiores cidades do mundo, é uma iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) em conjunto com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT). Também são apoiadores do acordo a Prefeitura de Paris e a International Association of Providers of AIDS Care (IAPAC).

A declaração tem o objetivo de acabar com a epidemia global de AIDS até 2030. Chamada de 90-90-90, a meta principal é, até 2020, ter 90% das pessoas que têm AIDS cientes de que possuem a doença; 90% dos soropositivos em tratamento; e 90% das pessoas que estão em tratamento com cargas virais suprimidas. Para 2030, o Fast Track Cities estabelece a meta de 95-95-95. Outro ponto do documento é o combate ao preconceito, com a meta de zero discriminação.

- É um momento pioneiro em que 20 prefeitos do mundo se reúnem e estabelecem uma meta para erradicar a AIDS. É uma medida séria e correta, e é muito importante que o Rio de Janeiro esteja dentro desse acordo. Aliás, nossa campanha de testagem, aconselhamento e prevenção é a maior do país. Esperamos nesta semana bater um novo recorde de cidadãos testados. Já cumprimos esse protocolo para que em 2020 tenhamos um 90/90/90 - explica o presidente da Comissão de DST/AIDS do Conselho Municipal de Saúde e coordenador de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson.

As cidades que participam do acordo se comprometem a cumprir oito pontos: acabar com a epidemia de AIDS nas cidades até 2030; colocar as pessoas no foco das ações, principalmente aquelas que são vulneráveis e marginalizadas; abordar as causas do risco, vulnerabilidade e transmissão; utilizar o combate à AIDS para transformação social positiva; elaborar e acelerar reações apropriadas para as necessidades locais; mobilizar recursos para a saúde pública integrada; e se unir como líderes.

A Prefeitura do Rio realiza de hoje a sábado (6/12) a campanha "Teste, trate, viva melhor", com ações de informação e prevenção realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-Rio). Todas as unidades de saúde do município (ver lista anexa) estarão realizando testagem gratuita de AIDS e Sífilis durante esta semana. A iniciativa, em sua quarta edição, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da testagem e prevenção contra o HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Pretende-se incentivar os cidadãos a conhecerem seu estado sorológico, pois o quanto antes detectado o HIV melhores são as possibilidades de tratamento e a qualidade de vida.

- A AIDS não tem cura, não tem cara. O preservativo é cientificamente o único método comprovado para combater não só o HIV, como outras doenças sexualmente transmissíveis. Há seis anos jovens de 13 a 19 anos são os mais contaminados em nosso país, isso significa que a mensagem da prevenção não está chegando a eles. O dia primeiro dezembro precisa ser todos os dias do ano, para que possamos sempre lembrar e, um dia, reverter esse aumento - diz Tufvesson.

Durante a campanha serão realizados testes gratuitos em 174 unidades de Atenção Primária, entre Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. A expectativa da SMS é realizar durante a semana 153 mil testes de HIV e sífilis, sendo 71 mil para detecção do HIV e 82 mil da sífilis. A estudante Verônica Alencar aproveitou a campanha para realizar o teste pela primeira vez, na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi:

- Achei a campanha ótima para estimular as pessoas a fazerem o exame, assim como aconteceu comigo. O procedimento é rápido e simples. Muitos nem imaginam que têm o vírus, mas a AIDS não tem cara, só pelo exame que dá pra sabe.

Além dos exames, o cidadão recebe aconselhamento e informações sobre as formas de transmissão e prevenção, sendo abordadas questões relacionadas aos riscos de infecção por contato sexual ou não. Mais de um milhão de preservativos e cerca de 200 mil sachês de gel lubrificante serão distribuídos.

Os exames podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 h, e no sábado, das 8h às 12h. Os interessados devem apresentar apenas documento de identidade com foto e o CPF. Os resultados estarão disponíveis em dez dias na unidade onde foi realizada a coleta ou pela internet.

Para lembrar o Dia Mundial da Luta contra a AIDS, na noite desta segunda-feira a prefeitura vai iluminar, pelo quarto ano consecutivo, os monumentos com a cor vermelha, para reforçar o compromisso e alertar sobre a importância da prevenção com o HIV e outras DSTs. A ação é realizada em conjunto com a ONG (RED), fundada pelo cantor Bono Vox. Austrália, África do Sul, Inglaterra, EUA, Canadá, China e Irlanda são alguns dos países que também iluminarão seus monumentos na data.

Serão iluminados os seguintes monumentos:

1 – Cristo Redentor
2 – Museu de Arte do Rio
3 – Cidade das Artes
4 – Arcos da Lapa
5 – Catedral Metropolitana
6 – Câmara Municipal
7 – Praça Paris
8 – Centro Cultural AfroReggae
9 – Monumento Estácio de Sá – Aterro do Flamengo
10 – Monumento Zuzu Angel – São Conrado
11 – CASS
12 – Parque Madureira

Fonte/foto:Ascom prefeitura do Rio

Fonte: diariodemocratico.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir