Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2014

Uso da capacidade instalada na indústria cai a 80,6%
Brasília - A utilização da capacidade instalada na indústria brasileira ficou em 80,6 por cento em outubro, com dados dessazonalizados, menor em relação ao mês anterior, informou nesta terça-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Uso da capacidade instalada na indústria cai a 80,6%
Foto: exame.abril

Em setembro, o uso da capacidade instalada havia sido de 81,1 por cento.


Em outubro, o faturamento real da indústria subiu 3,1 por cento frente a setembro, quarta alta consecutiva. As horas trabalhadas na produção, no entanto, diminuíram 0,3 por cento em outubro em comparação com o mês anterior, enquanto o emprego retrocedeu 0,1 por cento. A massa salarial e o rendimento médio tiveram expansão de 0,7 por cento no período.


Segundo a CNI, no acumulado do ano até outubro, o faturamento registra queda de 1,7 por cento, as horas trabalhadas na produção recuaram 3,1 por cento e o emprego diminuiu 0,3 por cento no período.


Já a massa salarial e o rendimento médio tiveram alta de 2,4 e 2,7 por cento, respectivamente.


Em outro indicador do setor, o Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira que a produção industrial brasileira permaneceu estagnada em outubro, com desempenho ruim em todas as categorias, sobretudo na de bens de consumo.


Após resultados fracos em outubro, novembro também não sinaliza reação. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) mostrou que no mês passado o setor industrial recuou com mais força, com queda na produção, no emprego e em novos negócios, reforçando o quadro de fraqueza da economia brasileira também neste quarto trimestre.[L2N0TL0BM] (Por Luciana Otoni)

Fonte: exame.abril
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir