Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2014

E-mails de Steve Jobs serão usados contra Apple em processo
Consumidores moveram processos contra exclusividade dos iPods. Mensagens serão usadas para mostrar conduta anticompetitiva.
E-mails de Steve Jobs serão usados contra Apple em processo
Foto: g1.globo.com

Os e-mails de Steve Jobs, ex-presidente-executivo da Apple, serão usados contra a companhia em um processo judicial que investiga uma conduta de antitruste em relação aos iPods, alegada por consumidores, e que pode resultar em perdas de cerca de US$ 350 milhões à dona dos iPhones e iPads.


A ação vai a julgamento nesta terça-feira (2) em uma corte federal de Oakland, na Califórnia. Em 21 de novembro, uma corte federal aprovou o processo em que a Apple pode ter de pagar a quantia milionária a quase 23 milhões de consumidores, de acordo com reportagem do jornal "New York Times".


iPods

Os reclamantes são consumidores que afirmam que a Apple violou leis antitruste. Eles argumentam que a companhia adotou uma tática de negócio para os forçava a manter o iPod, ou a comprar novas versões mais caras do aparelho sem considerar modelos mais baratos de concorrentes. Tinham que fazer isso caso quisessem manter as músicas que haviam adquirido. Desde então, a Apple descontinuou esse sistema.


O caso sobre o iPod que agora é apreciado pela Justiça é uma reunião de vários processos abertos na Califórnia durante quase uma década. Conta com cerca de 900 pedidos judiciais de ambos os lados.


Para provar a conduta anticompetitiva da Apple, os advogados de acusação lançarão mão de e-mails de Steve Jobs a outros executivos. Neles, o executivo morto em 2011 tenta dissuadir concorrentes de explorar serviços voltados a aparelhos da Apple ou convencê-los a parar de recrutar funcionários envolvidos com o iPod.


E-mails

Há ainda mensagens em que Jobs questiona seus próprios funcionários se há estratégias para minar produtos rivais. Um exemplo disso é o e-mail enviado a um subordinado. "Nós precisamos ter certeza que quando a Music Match lançar sua loja de download de música não usem o iPod", escreveu. "Isso será uma questão?"


Outros e-mails de Jobs devem surgir ao longo do processo. A relação da Apple com concorrentes devem também ser citadas, segundo o "NYT".


Apesar de não figurar como parte do processo, a RealNetworks, um serviço de tocadores de mídia, será citado no processo. A companhia permitia que músicas vendidas em sua loja fossem escutadas no iPod. Em 2004, porém, a Apple acusou a RealNetworks de ter "hackeado" o iPod e avisou que as atualizações do sistema operacional do aparelho evitariam que músicas vendidas pela companhia fossem executadas pelo iPod.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir