Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-12-2014

MP busca 17 prisões por fraude na produção de leite do RS
Mandados foram cumpridos nas cidades de Erechim, Jacutinga, Maximiliano de Almeida, Gaurama, Viadutos e Machadinho
MP busca 17 prisões por fraude na produção de leite do RS
Foto: noticias.terra.com.br

Nesta quarta-feira, foi deflagrada a sétima fase da "Operação Leite Compen$ado", que investiga a adição de água no leite por parte de alguns produtores do Rio Grande do Sul. Foram cumpridos 17 mandados de prisão e outros 17 de busca e apreensão em seis cidades da região norte do Estado.

A ação foi realizada pelas Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor da Capital, com apoio da Brigada Militar, da Receita Estadual, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e participação do Ministério Público de Santa Catarina.

O mandados foram cumpridos nas cidades de Erechim, Jacutinga, Maximiliano de Almeida, Gaurama, Viadutos e Machadinho. Há 62 laudos apontando adição de água no leite coletado, entre outras fraudes.

Conforme as investigações, os presos adicionavam sal ao leite com água para ampliar o ponto de congelamento do alimento e mascarar a fraude econômica.

De acordo com as investigações, a regra era a adição de água na proporção de 10% do volume. No entanto, alguns produtores chegaram a adicionar 200 litros de água em 500 litros de leite (produção média diária das propriedades), uma adulteração de até 40%. O valor resultante da fraude era dividido mensalmente entre produtores, motoristas e empresários.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir