Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-12-2014

Brasil fica em 69º em ranking que mede corrupção em 175 país
Em 2013, Brasil ocupava 72ª posição. Para Transparência Internacional, avanço do Brasil no ranking da corrupção foi insignificante.
Brasil fica em 69º em ranking que mede corrupção em 175 país
Foto: g1.globo.com

O Brasil avançou três posições no ranking da Organização Transparência Internacional que mede a corrupção no setor público, mas a notícia não é muito boa. A tabela é elaborada por meio de uma pontuação que vai de zero, o que significa um país mais corrupto, a cem, o menos corrupto.


O Brasil apesar de ter melhorado, foi reprovado com 43 pontos, um ponto a mais do que no ano passado. Em 2013, o Brasil ocupava a posição de número 72 no ranking. E agora foi para a posição de número 69.


O primeiro lugar do ranking da transparência é da Dinamarca. O Brasil também está atrás de outros países da América do Sul, como o Chile e o Uruguai, que dividem a 21ª posição.
Para elaborar esse ranking a Transparência Internacional ouviu empresários, agências de risco e investidores. Esse ranking inclui 175 países. O relatório baseado no estudo desse ranking diz que o Brasil mostra sinais de estagnação no combate à corrupção e denuncia que as riquezas do país são desviadas para o benefício de poucos.


O relatório elogia alguns avanços em países das Américas, como adoção de leis de acesso à informação, mas diz que a corrupção ainda prevalece no continente com grandes esquemas de desvio de dinheiro, que envolvem autoridades do mais alto nível de poder.


O estudo cita como exemplo o caso da Petrobras e diz que autoridades corruptas e funcionários do setor privado desviaram bilhões de dólares da estatal para partidos e pessoas físicas.


Para a Transparência Internacional, o avanço do Brasil no ranking da corrupção foi insignificante. O país deveria se esforçar mais, porque se trata de uma liderança regional.


Os responsáveis pelo ranking dizem que o caso da Petrobras pode ser um divisor de águas. Se os envolvidos forem punidos, a percepção da corrupção no Brasil pode melhorar muito. Caso contrário, pode ficar a visão de um país onde a impunidade é uma regra.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir