Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-12-2014

Ataque do Boko Haram deixa mais de 150 mortos na Nigéria
Mais de 150 pessoas, entre elas 44 membros das forças de segurança, morreram na segunda-feira em um ataque do grupo islamita Boko Haram contra a cidade de Damaturu, no nordeste da Nigéria, declararam à AFP fontes policiais e médicas.
Ataque do Boko Haram deixa mais de 150 mortos na Nigéria
Foto: www.em.com.br

Segundo um chefe do serviço de emergência e uma fonte médica do hospital de Sani Abacha, 115 corpos foram levados ao necrotério do estabelecimento após o ataque que durou várias horas.
Seis soldados também morreram, acrescentaram as fontes, enquanto o porta-voz da polícia nigeriana, Emmanuel Ojukwu, declarou que 38 policiais também morreram.
Das 115 vítimas no necrotério, todas vestidas com roupas civis, duas eram médicos. Três outras eram um funcionário da escola politécnica federal do estado de Yobe, do qual Damaturu é a capital, e duas eram crianças.
De acordo com a fonte médica, uma parte das outras vítimas eram de insurgentes.
"Entre os policiais, registramos 38 mortes", indicou o porta-voz da polícia Ojukwu.
Segundo o chefe do serviço de emergência, 78 outras pessoas ficaram feridas, incluindo 53 que já deixaram o hospital.
Ainda não há balanço oficial do ataque lançado na madrugada de segunda-feira por um grande número de homens armados que incendiaram a delegacia. Membros das milícias privadas anti-Boko Haram da cidade indicaram apenas que mais de 40 islamitas foram mortos nos combates.
Nem o Exército nem o governo do estado de Yobe, contactados pela AFP, quiseram comentar sobre o novo registro de vítimas.
A maioria dos policiais foi morta nas instalações da delegacia de Gujba Road, declarou Ojukwu, confirmando as informações de testemunhas recolhidas no dia do ataque.
Várias testemunhas também descreveram cenas de "caos", com confrontos entre islamitas e as forças de ordem perto de uma prisão onde estão detidos supostos membros do Boko Haram, ao lado da residência do governador do estado.
O porta-voz do estado de Yobe, Adullahi Bego, afirmou na segunda-feira à noite que as forças de segurança foram capazes de repelir o ataque por meio de intervenções "aérea e terrestre".
Este ataque mortal em Damaturu ocorre poucos dias após um massacre que matou mais de 120 pessoas na última sexta-feira na Grande Mesquita de Kano, a maior cidade do norte da Nigéria.
O ataque foi atribuído ao Boko Haram, um grupo extremista que lançou em 2009 uma insurgência armada para forçar a criação de um Estado islâmico no nordeste do país, de maioria muçulmana.
Ainda na segunda-feira, dia do ataque de Damaturu, mais de 10 pessoas morreram em dois atentados suicidas cometidos por duas mulheres em um mercado muito movimentado de Maiduguri, reduto do Boko Haram e capital do estado vizinho de Borno.
Menos de uma semana antes, outras duas mulheres causaram a morte de 45 pessoas também em Maidiguri.
Desde 2009, os ataques do Boko Haram e a repressão das forças de segurança provocaram mais de 13.000 mortes.

Fonte: www.em.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir