Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-12-2014

Britânicos mapeiam cidade medieval sem fazer escavação
Usando modernas técnicas de varredura, especialistas britânicos conseguiram produzir um mapa detalhado de uma cidade medieval sem precisar escavar o local. As técnicas revelaram uma rede de edifícios que se ergueram em um local do século 11 conhecido como
Britânicos mapeiam cidade medieval sem fazer escavação
Foto: noticias.terra

Old Sarum foi originalmente uma fortaleza da Idade do Ferro, criada por volta de 400 A.C e ocupada pelos romanos após a conquista da Grã-Bretanha em 43 D.C. O sítio arqueológico é o ponto original da cidade de Salisbury, que fica a pouco mais de 3,5 km de distância. Ao longo dos séculos, romanos, normandos e saxões deixaram suas marcas no local.

A pesquisa da Universidade de Southampton revelou uma série de grandes estruturas, possivelmente de defesa, com grandes áreas ao ar livre, possivelmente para reunir pessoas ou estocar recursos. A pesquisa se concentra nas muralhas do interior e exterior do que teria sido o forte.
"Os arqueólogos e historiadores sabiam há séculos que havia uma cidade medieval em Old Sarum, mas até agora não havia nenhum mapa adequado do sítio", disse o diretor do setor de serviços de prospecção arqueológica da universidade, Kristian Strutt.

"Nossa pesquisa mostra onde estão localizadas as construções individuais. A partir disso podemos ter uma imagem detalhada do plano urbano dentro dos muros da cidade."

As técnicas modernas utilizadas para o levantamento do terreno incluíram magnetometria, resistência de terra, radar de penetração no solo e tomografia de resistividade elétrica, que utiliza eletrodos para sondar o subsolo.

Fonte: noticias.terra
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir