Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-12-2014

ONU diz que 2014 pode ser o ano mais quente de que se tem re
Já é possível afirmar que 14 dos 15 anos mais quentes da história foram no século 21
ONU diz que 2014 pode ser o ano mais quente de que se tem re
Foto: opiniaoenoticia.com.br

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU informou nesta quarta-feira, 3, que o ano de 2014 pode ser o mais quente desde 1850, quando iniciaram os registros de temperaturas globais confiáveis.

De acordo com a OMM, isso pode acontecer caso as temperaturas permaneçam acima da média até o final do ano. As informações foram divulgadas na Conferência Climática das Nações Unidas, a COP 20, em Lima, capital do Peru.

A agência da ONU revelou também que de janeiro a outubro a temperatura média da superfície da Terra e dos oceanos foi de 14,57ºC — 0,57ºC acima da média entre 1961 e 1990, período usado como referência pela OMM.

Ainda segundo a agência, já é possível afirmar que 14 dos 15 anos mais quentes da história foram no século 21.

Michel Jarraud, secretário-executivo da OMM, disse que "as emissões recordes de gases-estufa associadas às concentrações de gases na atmosfera estão levando o planeta para um futuro incerto e inóspito".

A OMM utiliza dados obtidos pela Agência Americana Oceânica e Atmosférica, pelo Met Office, da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e pela Nasa.

Entre as anomalias decorrentes da temperatura global maior está a seca na região Sudeste do Brasil, segundo a OMM, que informou também que as temperaturas na América do Sul ficaram acima da média em grande parte do continente, principalmente no Sul do Brasil e no Norte da Argentina.

Fonte: opiniaoenoticia.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir