Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-12-2014

Estudante de Santos será uma das Jovens Embaixadores nos EUA
Ela será a única representante da região no intercâmbio em Washington. Mirian Moreira, de 17 anos, é voluntária em projetos sociais de uma igreja.
Estudante de Santos será uma das Jovens Embaixadores nos EUA
Foto: g1.globo.com

Uma estudante de Santos, no litoral de São Paulo, foi selecionada, entre 13 mil inscritos, para ser uma das 50 jovens que irão à Washington, nos Estados Unidos, pelo programa Jovens Embaixadores. Ela será a única representante da Baixada Santista no intercâmbio e pretende trazer novas ideias para serem implantadas no projeto social que participa em prol de famílias carentes em Santos.

Mirian Ferreira de Souza Moreira, de 17 anos, sempre teve vontade de fazer um intercâmbio cultural. Acessando sites e blogs, ela encontrou informações sobre o programa Jovens Embaixadores. "Vi que era um programa da Embaixada que dava essa oportunidade de intercâmbio de três semanas para pessoas que nunca tivesse ido para fora do país e que fosse de uma escola pública", falou. Ela estava dentro de todos os requisitos exigidos pelo programa, inclusive o de fazer trabalho voluntário.

Mirian já participa há seis anos de projetos sociais dentro da igreja Comunidade Católica Sagrada Família. "A gente trabalha com tudo relacionado à família, principalmente de casais e jovens com problemas sociais, drogas, doenças psíquicas, anorexia e problemas com os pais. A gente também doa cesta básica, roupas e itens básicos para famílias carentes", explica ela.

Por isso, a menina resolveu tentar ser uma Jovem Embaixadora do Brasil e se inscreveu em agosto desse ano para o processo seletivo. Mirian preencheu um cadastro completo, com todas as informações pessoais sobre a vida dela. Depois, a jovem passou por uma prova escrita sobre a expectativa para a viagem e o que ela poderia fazer de bom no Brasil com as coisas que aprendesse no intercâmbio. Mirian também fez uma prova oral, como se fosse uma entrevista. Na última etapa, representantes do programa visitaram a casa de Mirian para fazer entrevistas com amigos e familiares e confirmar a realidade social e financeira dela. Todos os dados foram enviados para a Embaixada Brasileira.

Há cerca de um mês, ela descobriu que foi uma das 50 selecionadas para ser uma Jovem Embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. "Era como se fosse um slide, que ia passando as fotos e os nomes das pessoas. Eu via o rosto de outras pessoas selecionadas. Chegou no 36, que era o meu, e eu vi a minha foto. Não acreditava que era eu. Falei para a minha mãe e a gente comemorou", conta ela. No dia seguinte, ela recebeu um email da Embaixada Brasileira confirmando a notícia e já dando as primeiras instruções para a preparação da viagem.

Miriam embarca dia 7 de janeiro para Brasília para receber orientações sobre o intercâmbio e conhecer os outros escolhidos. Em seguida, dia 10 de janeiro, ela segue para Washington com os outros jovens embaixadores para várias atividades. Depois, os embaixadores irão para outras cidades americanas, onde cada um ficará hospedado na casa de uma família e participará de atividades em organizações dos setores público e privado, ações de voluntariado, oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem e visita culturais. O retorno está previsto para o dia 1º de fevereiro.

O programa busca selecionar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Por isso, na volta, ela desenvolverá um plano de ação que será implementado em 2015 no Brasil, com os conhecimentos adquiridos no intercâmbio.

Mirian está ansiosa para embarcar rumo aos Estados Unidos e provocar transformações para a sua vida e de outras pessoas. "É uma oportunidade de crescimento pessoal mesmo. Espero que eu consiga aprender bastante coisa para colocar em prática aqui e ajudar outras pessoas também. O objetivo é conseguirmos fazer um mundo melhor", falou a jovem.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir