Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-12-2014

CEEE-D reajusta tarifa de energia em 22,41%
A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta sexta-feira (5) o reajuste tarifário da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), durante Reunião Pública Extraordinária
CEEE-D reajusta tarifa de energia em 22,41%
Foto: jcrs.uol.com.br

O reajuste para os consumidores residenciais (Classe B1) terá um reajuste de 22,41%. Serão afetados 1,6 milhões de unidades consumistas localizadas em 72 municípios do Rio Grande do Sul.

Entre os fatores que colaboraram para o reajuste da tarifa da concessionária estão os custos que a empresa teve com compra de energia, transmissão de energia e pagamento de encargos setoriais.

No dia 21 de outubro deste ano, a aplicação do reajuste da CEEE-D foi suspensa por motivo da inadimplência da distribuidora gaúcha com o pagamento de encargos do setor. No momento, devido a decisão desta sexta, a tarifa passará a vigorar quando for publicada a Resolução que homologa o reajuste no Diário Oficial da União.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (maior ou igual a 230 kV), A2 (de 69 a 230 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural (subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Para mais informações sobre os reajustes, o consumidor pode consultar em www.aneel.com.br

Fonte: jcrs.uol.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir