Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-12-2014

Brasileiro culpa Dilma por corrupção na Petrobras
Ainda assim, aprovação da gestão da Presidente da República se mantém em 42%, mesmo índice de outubro
Brasileiro culpa Dilma por corrupção na Petrobras
Foto: www.diariosp.com.br

Uma pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" neste domingo mostra que, de cada 10 brasileiros, sete acham que a presidente Dilma Rousseff tem alguma responsabilidade no escândalo da Petrobras. Por outro lado, 40% dos entrevistados acham que nunca houve tanta punição aos corruptos como hoje.

A imagem do governo da petista, no entanto, não foi afetada pelos escândalos da Operação Lava Jato: 42% consideram a gestão boa ou ótima – mesma taxa de 21 de outubro, fase final da eleição, quando Dilma atingiu seu melhor índice desde junho de 2013. A taxa dos que consideram o governo ruim ou péssimo aumentou de 20% para 24%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos.

Para metade do eleitorado (50%), a presidente fará um bom segundo mandato. Sobre a corrupção, o tema era o principal problema do país para 14% em junho. Agora, o índice caiu para 9%. Saúde segue líder desse ranking com 43% das citações; seguida de violência/segurança, com 18%. A pesquisa foi realizada em 2 e 3 de dezembro com 2.896 entrevistados.

ibope/ O jornal "O Estado de S. Paulo" também publicou uma pesquisa neste domingo, feita pelo Ibope, na qual 39% dos entrevistados – 13 pontos percentuais a mais que em 2013 – se dizem "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com a democracia brasileira. O nível é o maior desde 2010, quando o índice chegou a 48%. O Ibope ouviu 2.002 eleitores no país entre 13 e 17 de novembro. A margem de erro é de dois pontos. O número de "pouco satisfeitos" caiu de 40% para 30%, e dos "nada satisfeitos", de 29% para 22%. Para 46%, apesar dos escândalos de corrupção, a democracia é melhor do que qualquer outra forma de governo.

Fonte: www.diariosp.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir