Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-12-2014

Polícia do Rio de Janeiro prende acusado de ordenar ataques
Operação policial no Morro dos Macacos resultou na prisão de José Gutemberg do Nascimento. No sábado, mais um policial foi assassinado
Polícia do Rio de Janeiro prende acusado de ordenar ataques
Foto: www.opovo.com.br

Policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro, prenderam José Gutemberg do Nascimento, 24. O preso é acusado de ser o mandante do ataque à base da UPP, ocorrido no último dia 4. A ação feriu o policial militar Francisco Costa, 31, em uma das pernas e nas costas. O policial continua internado no HCPM (Hospital Central da Polícia Militar), sob observação.

A prisão de Nascimento ocorreu após denúncias de moradores. O acusado foi preso com outros dois supostos traficantes identificados como Robson da Silva, 18 e André Machado, 24, em uma das ruas da comunidade. De acordo com a PM, com o trio foi apreendido três pistolas, munição e drogas.

Com a morte de Geraldo Luiz da Silva, no sábado, subiu para seis o número de policiais militares assassinados no Rio de Janeiro no período de seis dias. Ele atuava na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Vila Kennedy, zona norte do Rio, e estava lavando seu carro na porta de casa, próximo à comunidade Cosme e Damião, em Sulacap, zona oeste, quando foi atingido.

A morte de Geraldo vem na esteira de ataques a policiais na última semana. Em seis dias, foram mortos cinco PMs e um soldado do Exército, três no último sábado (29). Segundo dados do Instituto de Segurança Pública divulgados nos últimos dias, 105 policiais foram mortos em 2014, dos quais 88 estavam de folga. texto

Mudança

Devido à crise, o secretário Beltrame decidiu trocar o comando das UPPs, que passam, a partir de janeiro, para o atual comandante do Bope (Batalhão de Operações Especiais), o tenente-coronel Luís Cláudio Laviano. Até lá, o tenente-coronel Laviano passará por um período de transição nas UPPs onde será informado pelo atual comandante, o coronel Frederico Caldas, sobre o dia a dia do principal programa de segurança do Rio.

É a segunda vez que um integrante do Bope assume o CPP (Comando de Polícia Pacificadora). A primeira vez aconteceu em 2012 com o coronel Paulo Henrique de Moraes. No Bope, Luís Cláudio Laviano é conhecido por ser um policial que privilegia a estratégia e ser um especialista em negociações de conflito, o que vai ser usado para tentar aproximar novamente a polícia das comunidades.

Das 38 UPPs, atualmente são registrados tiroteios em 28 delas.

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir