Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-12-2014

Satélite feito por Brasil e China é lançado com sucesso
Um quinto satélite feito pelo Brasil em parceria com a China, projetado para monitorar o desmatamento na Amazônia, foi lançado com sucesso neste domingo a partir do território chinês, informou a imprensa estatal.
Satélite feito por Brasil e China é lançado com sucesso
Foto: br.noticias.yahoo.com

O lançamento do satélite CBERS-4 ocorreu no horário programado, às 11h26 hora local (01H26 de Brasília), a partir da base de Taiyuan, na província de Shanxi (norte), e foi "colocado em órbita como previsto", indicou a agência Xinhua.
O satélite foi desenvolvido em 50% pelo Brasil e pesa cerca de duas toneladas.
O custo do lançamento é estimado em US$ 30 milhões, a ser repartido entre os dois países, como informou à AFP o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do Brasil, que este domingo também confirmou o lançamento.
Este lançamento ocorre menos de um ano após os CBERS-3, que não alcançou a órbita planejada devido a uma avaria do veículo de lançamento, o foguete chinês Longa Marca 4B, em 9 de dezembro de 2013.
Estes satélites de observação da Terra permitem ao Brasil monitorar o desmatamento da Amazônia, bem como plantações, a expansão das cidades, e ajudar os estudos das bacias hidrográficas, de acordo com o INPE.
Os satélites CBERS são o resultado de um acordo assinado pela China e o Brasil em 1988, e que lhes permitiu lançar o primeiro em 1999, o segundo em 2003 e terceiro em 2007.

Fonte: br.noticias.yahoo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir