Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-12-2014

Relatório sobre torturas da CIA coloca EUA sob alerta
Washington - A publicação do relatório sobre as torturas da CIA prevista para esta terça-feira, colocou os Estados Unidos sob alerta de perigo nas instalações e indivíduos norte-americanos em todo o mundo.
Relatório sobre torturas da CIA coloca EUA sob alerta
Foto: luandadigital

«Existe sem dúvida a possibilidade de que a divulgação do relatório gere distúrbios. Por essa razão, o Departamento de Defesa ordenou aos comandos de combate (regionais) que tomem as medidas de protecção apropriadas.», anunciou o porta-voz militar Steve Warren.


De acordo com a CNN, que cita fontes do Pentágono, o estado de alerta colocou desde a semana passada, cerca de 2.000 fuzileiros navais concentrados nas bases norte-americanas de Morón, na Espanha, e Sigonella, na Itália já preparados para formar um «contingente de resposta» em África em caso de distúrbios.


Ainda segundo a emissora, estão também em alerta 2.000 fuzileiros navais estacionados no Oriente Médio e outros 2.200 a bordo de vários navios de guerra no mar Arábico e no Golfo de Aden. Estão igualmente prontos para entrar em ação para proteger embaixadas norte-americanas ameaçadas três equipas de cerca de 50 fuzileiros navais cada que actualmente estão na Espanha, Bahrein e Japão.


O documento de seis mil páginas, elaborado pela Comissão de Serviços Secretos do Senado, revela pormenores inéditos sobre as técnicas de tortura usadas em membros da Al-Qaeda detidos em instalações secretas na Europa e na Ásia, depois dos atentados contra o World Trade Center e o Pentágono, e deverá ser divulgado esta terça-feira.

Fonte: luandadigital
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir