Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2014

PF indicia 12 executivos de grandes empreiteiras na Operação
Além deles, lobista Fernando Soares foi indiciado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa e participação em organização criminosa.
PF indicia 12 executivos de grandes empreiteiras na Operação
Foto: g1.globo.com

Doze executivos foram indiciados na Operação Lava Jato. Eles são grandes empreiteiras envolvidas no esquema bilionário da Petrobras. A lista de crimes pelos quais eles podem ser denunciados pelo Ministério Público é longa.
Os executivos são de quatro empreiteiras, todas investigadas na Operação Lava Jato. Para a Polícia Federal, há indícios de que eles cometeram os crimes de fraude a licitações, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Os executivos indiciados são:
Da empreiteira OAS: José Aldemário Pinheiro Filho, Mateus Coutinho de Sá Oliveira, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, José Ricardo Nogueira Breghirolli e Alexandre Portela Barbosa, advogado da empreiteira.
Da construtora Mendes Júnior: Flávio Sá Motta Pinheiro, Rogério Cunha de Oliveira, Ângelo Alves Mendes, vice-presidente, e Sérgio Cunha Mendes, vice-presidente executivo.
Da Queiroz Galvão: Othon Zanoide de Moraes Filho e Ildefonso Colares Filho.
Da Galvão Engenharia: Erton Medeiros Fonseca.
Além dos executivos, o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, ele foi indiciado pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa e participação em organização criminosa. Para a polícia, as investigações já possuem elementos suficientes para processar todos os suspeitos.

Os inquéritos seguem para o Ministério Público. Os procuradores decidem se apresentam ou não denúncia contra os investigados. Essa decisão deve ser tomada ainda esta semana.
A defesa da Mendes Júnior disse que o indiciamento é uma etapa de rotina.
Os advogados de defesa da OAS e a assessoria da Galvão Engenharia não quiseram comentar.
Já a defesa da Queiroz Galvão não foi localizada.
O advogado de Fernando Soares disse ainda que não foi informado sobre a decisão da Justiça.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir