Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2014

Procurador-geral da República cobra reformulação na cúpula d
Em discurso na Conferência Internacional de Combate à Corrupção, Janot chamou escândalo de incêndio e pediu a punição de todos os envolvidos.
Procurador-geral da República cobra reformulação na cúpula d
Foto: g1.globo.com

O procurador-geral da República foi duro ao cobrar reformulação na cúpula da Petrobras. A reação do governo foi imediata.
As duras declarações feitas nesta terça-feira (9) do procurador Rodrigo Janot tiveram uma grande repercussão e restou ao governo tentar apagar o incêndio.
Janot usou a palavra "incêndio" durante o discurso que deu na Conferência Internacional de Combate à Corrupção. Janot disse que o escândalo na Petrobras é como um grande incêndio, que consome a Petrobras e que corrói as riquezas do Brasil.
"Diante de um cenário tão desastroso na gestão da Companhia, o que a sociedade brasileira espera é a mais completa e profunda apuração dos ilícitos e perpetrados, com a punição de todos os envolvidos. Esperam-se as reformulações cabíveis e, inclusive, sem expiar ou imputar previamente culpa, a eventual substituição de sua diretoria", disse o procurador-geral da República.
O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que estava na Conferência Internacional, também fez um discurso sobre corrupção, mas sem citar a Petrobras.
Como o tom das declarações não agradou ao governo, a presidente Dilma determinou que Cardozo fizesse uma defesa efetiva dos diretores da empresa. A resposta veio em uma entrevista coletiva, convocada logo após o evento.
"Não existem quaisquer indícios ou suspeitas que recaiam sob a pessoa da atual presidente da Petrobras, Graça Foster, e os atuais diretores. Em segundo lugar é importante também observar que tanto a presidenta Graça Foster, quanto os atuais diretores da Petrobras, tem colaborado intensamente com as investigações. Tudo aquilo que pode ser feito por parte desta diretoria, tem sido feito para que as investigações cheguem a bom tempo", discursou.
O ministro José Eduardo Cardozo anunciou que até sexta-feira (12) o governo vai escolher o chefe da nova diretoria de governança da Petrobras, criada após as denúncias de corrupção. Cardozo disse que o nome virá da Iniciativa Privada. A criação dessa diretoria foi anunciada quase um mês para melhorar a gestão da Petrobrás.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir