Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2014

Moradores de rua de Suzano são abandonados em Santos
Episódio ocorreu na tarde desta terça-feira (9) no bairro Pompéia. Funcionários que dirigiam a Kombi foram liberados pela polícia.
Moradores de rua de Suzano são abandonados em Santos
Foto: g1.globo.com

Oito moradores de rua de Suzano, no interior de São Paulo, foram trazidos em uma Kombi para Santos, no litoral paulista, e abandonados na tarde desta terça-feira (9). Câmeras de monitoramento registraram o momento em que duas mulheres e seis homens são deixados em uma rua próxima à orla da cidade. Em contato com o G1, a Prefeitura de Suzano disse que vai abrir uma sindicância para apurar a situação.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Flávio de Brito Júnior, responsável pela equipe que fez a abordagem, uma denúncia fez com que as autoridades fossem até o local. "Por volta das 13h30 nós recebemos a denúncia de um morador que flagrou pelas câmeras de segurança uma Kombi com placas de Santo André descarregando pessoas na Rua Rio Grande do Norte, no bairro Pompéia. A nossa equipe foi até a área e conseguiu flagrar uma viatura com dois funcionários da Prefeitura de Suzano. Eles trouxeram moradores de lá para cá, o que incorre em crime e fere políticas públicas entre os municípios", destaca.
A versão é rebatida por um dos ocupantes do veículo que trouxe os moradores de rua para a região. "A gente não costuma fazer isso, levar moradores de rua de uma cidade para outra. Eles disseram que são de Praia Grande e pediram para vir para cá. Nós apenas tentamos fazer o nosso serviço. Infelizmente aconteceu isso, e foi um erro nosso, porque trouxemos esses moradores. Não sabíamos que não podia, que era proibido", explica o funcionário, que preferiu não se identificar.
Ele diz que trabalha há três meses para uma empresa terceirizada que presta serviços para a Secretaria de Saúde de Suzano. "Saímos às 10h e chegamos às 12h, paramos em uma rua que eu nem sei o nome. Tenho 63 anos, é a primeira vez que venho aqui, até queria nadar na praia, nunca fiz isso. Mas olha o que aconteceu. O pessoal de Santos não é culpado, nós que somos, nosso trabalho não é esse", conclui.
Apesar de todo o problema ocasionado pela situação, os dois funcionários não irão responder criminalmente pelo episódio. Isso porque, de acordo com o Boletim de Ocorrência registrado no 7º Distrito Policial (DP) da cidade, a ação não configura crime, tendo em vista que os moradores de rua vieram por livre e espontânea vontade, sem que tivessem sido forçados a isso. Os dois assinaram um termo de compromisso e foram liberados para retornarem ao município do interior paulista.

Enquanto isso, a Guarda Municipal segue na busca pelos moradores em questão. "Estamos tentanto localizar as oito pessoas. Nós temos a lista com os nomes e estamos procurando por eles nas proximidades dos bairros Gonzaga e Pompéia", completa o comandante.
Por meio de nota, a Prefeitura de Suzano afirmou desconhecer a razão pela qual ocorreu o episódio desta terça-feira. Segundo a administração, será aberta uma sindicância para apurar o que aconteceu, e se a irregularidade for comprovada, esses agentes serão punidos. A prefeitura ressalta ainda que todos os moradores de rua são cadastrados e encaminhados para centros de referências no município.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir