Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2014

Coalizão contra Estado Islâmico enviará 1.500 soldados
Tropas se somarão aos 1.500 militares americanos que já estão no país.
Coalizão contra Estado Islâmico enviará 1.500 soldados
Foto: veja.abril

Países membros da coalizão que combate o Estado Islâmico vão enviar cerca de 1.500 homens ao Iraque para treinar as tropas do país e forças curdas na luta contra os jihadistas, anunciou na noite de segunda-feira o general americano James Terry. O general não revelou que países da coalizão contribuirão com as tropas. Pelo menos 40 países integram a coalizão militar - embora a maior parte não participe diretamente das ações militares.


As tropas se somarão aos assessores militares americanos que já estão no Iraque. No momento, cerca de 1.500 americanos atuam no Iraque fazendo assessoria de segurança para a embaixada dos Estados Unidos e orientando o Exército iraquiano e as forças curdas. O presidente americano, Barack Obama, também já aprovou o envio de outros 1.600 militares.

O general Terry acrescentou que as forças iraquianas estão melhorando sua atuação, mas destacou que ainda faltam meses para se lançar uma ofensiva em grande escala contra o Estado Islâmico. Após mais de 1.200 bombardeios no Iraque e na Síria desde o início da campanha aérea contra os jihadistas, as forças do EI "começam a sentir a pressão", acrescentou o general.


Segundo o secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, o apoio da coalizão "permitiu às forças de segurança iraquianas recuperar terreno".

Fonte: veja.abril
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir