Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2014

Prefeitura de Suzano diz desconhecer abandono de moradores
Segundo administra��o municipal, "tal pr�tica n�o � pol�tica da secretaria". Epis�dio ocorreu na tarde desta ter�a-feira (9) no litoral.
Prefeitura de Suzano diz desconhecer abandono de moradores
Foto: g1.globo.com

A Prefeitura de Suzano (SP) informou por meio de nota na manh� desta quarta-feira (10) que desconhece o abandono de oito moradores de rua da cidade em Santos, no litoral paulista. Eles foram levados em uma Kombi e abandonados na tarde desta ter�a-feira (9). C�meras de monitoramento registraram o momento em que duas mulheres e seis homens s�o deixados em uma rua pr�xima � orla da cidade.


Ainda segundo a administra��o municipal, uma sindic�ncia ser� instaurada para verificar o caso e, se comprovado, os respons�veis devem ser punidos. A Prefeitura afirmou tamb�m que os moradores de rua de Suzano s�o atendidos de acordo com "pol�ticas p�blicas de assist�ncia social" e s�o encaminhados ao Centros de Refer�ncia Especializada em Assist�ncia Social (CREAS).


No CREAS, de acordo com a Prefeitura de Suzano, um cadastro � feito e os moradores de rua recebem todos os servi�os emergenciais, como cuidados m�dicos e atendimento com os assistentes sociais. Tratamentos mais longos, como assist�ncia de psic�logos e tratamento de doen�as mentais ou contra drogas, tamb�m s�o realizados no local.


Abordagem em Santos

Segundo o comandante da Guarda Municipa de Santos (SP), Fl�vio de Brito J�nior, respons�vel pela equipe que fez a abordagem, uma den�ncia fez com que as autoridades fossem at� o local. "Por volta das 13h30 n�s recebemos a den�ncia de um morador que flagrou pelas c�meras de seguran�a uma Kombi com placas de Santo Andr� descarregando pessoas na Rua Rio Grande do Norte, no bairro Pomp�ia. A nossa equipe foi at� a �rea e conseguiu flagrar uma viatura com dois funcion�rios da Prefeitura de Suzano. Eles trouxeram moradores de l� para c�, o que incorre em crime e fere pol�ticas p�blicas entre os munic�pios", destaca.


A vers�o � rebatida por um dos ocupantes do ve�culo que trouxe os moradores de rua para a regi�o. "A gente n�o costuma fazer isso, levar moradores de rua de uma cidade para outra. Eles disseram que s�o de Praia Grande e pediram para vir para c�. N�s apenas tentamos fazer o nosso servi�o. Infelizmente aconteceu isso, e foi um erro nosso, porque trouxemos esses moradores. N�o sab�amos que n�o podia, que era proibido", explica o funcion�rio, que preferiu n�o se identificar.


Ele diz que trabalha h� tr�s meses para uma empresa terceirizada que presta servi�os para a Secretaria de Sa�de de Suzano. "Sa�mos �s 10h e chegamos �s 12h, paramos em uma rua que eu nem sei o nome. Tenho 63 anos, � a primeira vez que venho aqui, at� queria nadar na praia, nunca fiz isso. Mas olha o que aconteceu. O pessoal de Santos n�o � culpado, n�s que somos, nosso trabalho n�o � esse", conclui.


Apesar de todo o problema ocasionado pela situa��o, os dois funcion�rios n�o ir�o responder criminalmente pelo epis�dio. Isso porque, de acordo com o Boletim de Ocorr�ncia registrado no 7� Distrito Policial (DP) da cidade, a a��o n�o configura crime, tendo em vista que os moradores de rua vieram por livre e espont�nea vontade, sem que tivessem sido for�ados a isso. Os dois assinaram um termo de compromisso e foram liberados para retornarem ao munic�pio do interior paulista.


Enquanto isso, a Guarda Municipal segue na busca pelos moradores em quest�o. "Estamos tentanto localizar as oito pessoas. N�s temos a lista com os nomes e estamos procurando por eles nas proximidades dos bairros Gonzaga e Pomp�ia", completa o comandante.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir