Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 10-12-2014

Brasil tem 21,4% de hipertensos, diz Pesquisa Nacional
Agentes do IBGE visitaram 81.767 casas em todos os estados brasileiros. Pela primeira vez, pesquisa de sa�de em �mbito nacional coletou exames.
Brasil tem 21,4% de hipertensos, diz Pesquisa Nacional
Foto: g1.globo.com

No Brasil, 21,4% das pessoas com mais de 18 anos j� foram diagnosticadas com hipertens�o; 12,5% tiveram colesterol alto identificado por um m�dico e 6,2% receberam diagn�stico de diabetes. Problemas cr�nicos na coluna atingiram 18,5% dos adultos brasileiros e a depress�o foi identificada em 7,6%. Ainda assim, 66,1% da popula��o avalia sua pr�pria sa�de como boa ou muito boa.


Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Sa�de 2013 (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat�stica (IBGE). Trata-se da primeira pesquisa de sa�de em �mbito nacional a coletar amostras de sangue e de urina da popula��o entrevistada, o que confere mais precis�o aos resultados. Pesquisas nacionais feitas anteriormente dependiam exclusivamente do relato do entrevistado sobre seus problemas de sa�de (leia mais abaixo).


Nesta quarta-feira (10), o instituto divulgou a primeira leva de resultados obtidos a partir da coleta feita no segundo semestre de 2013. Foram visitadas 81.767 casas em todos os estados brasileiros, entre as quais 62.986 aceitaram responder ao question�rio do IBGE. Enquanto todos os entrevistados tiveram peso, altura, circunfer�ncia da cintura e press�o arterial medidas, 25% desse conjunto realizaram tamb�m os exames de sangue e urina.


Nesta primeira etapa de divulga��o dos dados, ainda n�o foram levados em conta os resultados dos exames de sangue e urina, apenas o relato dos entrevistados.
�Falsos saud�veis�


Para o m�dico Carlos Costa Magalh�es, diretor de promo��o da sa�de cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os dados da pesquisa mostram que as doen�as cr�nicas est�o cada vez mais presentes para a sa�de do brasileiro. "No in�cio do s�culo 20, as doen�as infectoparasit�rias eram a maior causa de mortalidade. Depois, houve um aumento da urbaniza��o, mudando o perfil de risco para as doen�as cardiovasculares, nos dias atuais."


O fato de a maioria da popula��o se considerar saud�vel, apesar dos �ndices significativos de hipertens�o e diabetes, por exemplo, est� ligado � aus�ncia de sintomas relacionadas a essas condi��es. "Os fatores de risco cardiovascular, como press�o alta e colesterol alto, tem poucas chances de dar sintomas. Diabetes do tipo 2 s� passa a apresentar sintomas a partir de um certo n�vel de glicose. At� a obesidade, apesar de vis�vel, n�o � vista como um risco", diz Magalh�es.


O m�dico alerta que justamente por causa da falta de sintomas � preciso se submeter a exames m�dicos peri�dicos como preven��o. "N�o precisa ser um cardiologista, pode ser um cl�nico geral, ou uma ginecologista no caso das mulheres, que fa�a a medida de press�o, do colesterol, da glicose, que avalie o peso. S�o medidas para ver se a pessoa � realmente saud�vel ou n�o."


Sa�de x estilo de vida

A PNS tamb�m coletou informa��es sobre o estilo de vida dos brasileiros que revelaram h�bitos nada saud�veis. Apenas 37,3% dos adultos relatou consumir cinco por��es di�rias de frutas e hortali�as, quantidade recomendada pela Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS). Beber refrigerante em pelo menos cinco dias da semana � um h�bito de 23,4% dos brasileiros. O consumo frequente de doces foi relatado por 21,7% das pessoas. O consumo de carne ou frango com excesso de gordura foi relatado por 37,2%.


Uma parcela grande dos brasileiros tamb�m n�o faz exerc�cios o suficiente: 46% dos entrevistados foram considerados insuficientemente ativos. Al�m disso, 28,9% das pessoas dizem assistir 3 horas ou mais de televis�o por dia.


"A informa��o de que existe uma grande faixa da popula��o sedent�ria � muito importante. O grupo de pessoas que passa a fazer atividade f�sica com mais frequ�ncia facilita o controle da hipertens�o arterial. Algumas mudan�as simples como redu��o no sal, no peso e pr�tica de exerc�cios f�sicos pode ser suficiente para manter um hipertenso tratado sem medicamentos", diz Magalh�es.


A falta de exerc�cios e o tempo passado em frente � TV tamb�m aparecem como fatores de risco para um problema frequente na popula��o: as dores na coluna. Segundo a pesquisa, 18,5% dos brasileiros sofrem de problemas cr�nicos na coluna.


O ortopedista Rog�rio Vidal de Lima, membro da sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), observa que quem faz atividade f�sica tem uma incid�ncia menor de dores nas costas. "Muitas vezes a pessoa fica 3 horas sentada em frente � TV em uma postura ruim, e acaba adquirindo alguma dor."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir