Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2014

Vacinação contra poliomielite e sarampo encerra nesta sexta
A campanha tem a meta de garantir a imunização de pelo menos 95% da população-alvo da campanha, que totaliza 4.893 crianças.
Vacinação contra poliomielite e sarampo encerra nesta sexta
Foto: diariodolitoral

Crianças menores de cinco anos devem receber a vacinação contra sarampo e poliomielite até esta sexta-feira (12). A campanha está sendo realizada todos os dias, das 8 às 17h, nas seguintes unidades de saúde: UBS Parque do Trevo, UBS Caraguava,UBS Ribamar, UBS Jardim Veneza e Casa da Mulher.


Os menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, e também precisam apresentar a carteira de vacinação.


No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, o público-alvo inclui crianças a partir dos seis meses até cinco anos incompletos. Já na vacina contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é de um ano até cinco anos incompletos.


Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a campanha tem a meta de garantir a imunização de pelo menos 95% da população-alvo da campanha, que totaliza 4.893 criança


Poliomielite

De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infecto-contagiosa grave, que é transmitida geralmente com a ingestão de alimentos ou água contaminados. Ao ser infectada pela doença, a criança pode ter complicações que afetam o sistema nervoso e provocam a paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.


Os sintomas mais comuns são: febre, dor de garganta, dor abdominal, náuseas, vômito, constipação ou diarreia.

Sarampo

Trata-se de uma doença infecto-contagiosa que é transmitida diretamente de pessoa a pessoa, com as secreções das vias respiratórias (quando o doente tosse, respira ou fala). O aparecimento dos primeiros sintomas acontece até 12 dias após o contágio, com manchas avermelhadas na pele, febre, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias.

Fonte: diariodolitoral
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir