Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

TSE aprova com ressalvas contas de campanha da presidente Di
Ministros tomaram essa decisão após analisar relatório dos técnicos, que recomendaram rejeição das contas e concluíram que havia irregularidades.
TSE aprova com ressalvas contas de campanha da presidente Di
Foto: g1.globo.com

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou com ressalvas as contas de campanha da presidente Dilma. Essas ressalvas, na prática, não mudam nada. Os ministros do TSE tomaram essa decisão depois de analisar o relatório dos técnicos do TSE que recomendaram a rejeição das contas e concluíram que havia irregularidades em 9% dos recursos arrecadados, cerca de R$ 32 milhões, e em quase 14% das despesas apresentadas.
O relator, ministro Gilmar Mendes disse que estava de acordo com vários pontos do relatório técnico do tribunal, citou várias reportagens que revelaram supostas irregularidades em doações e prestações de serviços à campanha do PT. Mas, no fim votou pela aprovação das contas com ressalvas.
"Foram verificados indícios de irregularidades que merecem a devida apuração", diz o ministro relator do TSE Gilmar Mendes.
Todos os ministros acompanharam o voto do relator e as contas foram aprovadas com o encaminhamento de que novas análises devem ser feitas por órgãos de controle.
Antes de acabar a sessão, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, defendeu mudanças na lei para garantir mais equilíbrio à disputa eleitoral. Entre as alterações estão a criação de um teto para limitar os gastos das campanhas e a redução dos dias para a campanha eleitoral gratuita.
O TSE também aprovou um limite para doações feitas por empresas privadas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir