Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

PT lancará Chinaglia para disputar presidência da Câmara
Bancada do PT na Câmara decidiu nesta quarta (10) apresentar o nome do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) a partidos da base aliada para tentar consolidar a candidatura petista para a disputa pela Presidência da Casa
PT lancará Chinaglia para disputar presidência da Câmara
Foto: www.tribunahoje.com

A bancada do PT na Câmara decidiu nesta quarta-feira (10) apresentar o nome do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) a partidos da base aliada para tentar consolidar a candidatura petista para a disputa pela Presidência da Casa.
A ideia é tentar costurar um apoio para oficializar a candidatura até a próxima semana. O partido abriu conversas com PROS, PC do B, PDT, PHS e PEN, além do PSOL, que não compõe a base governista. Chinaglia também deve procurar partidos da oposição, como PSDB.
A decisão foi tomada após encontro de líderes do partido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta quarta, em um hotel de Brasília. Segundo relatos, Lula deu autonomia para a bancada, mas ponderou preocupação de uma derrota do nome petista para o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), favorito na disputa.
A avaliação do ex-presidente, dizem aliados, é de que um racha na base pode produzir efeitos piores para a governabilidade de Dilma Rousseff no segundo mandato e configurar uma importante derrota na largada de seu novo governo. Deputados ligados ao ex-presidente chegaram a defender um alinhamento com Cunha.
O PT, no entanto, não descarta recuar e tirar o nome de Chinaglia na disputa. Nos últimos dias, petistas abriram negociações, mas não encontraram nomes com peso para concorrer com Cunha. "Sacode, sacode e não surge nome melhor do que do PT", resumiu o deputado José Guimarães (CE).

Fonte: www.tribunahoje.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir