Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

Enem destinado aos detentos tem recorde de inscrições no Mar
Nova edição do Enem contou com a participação de 147 detentos. Provas foram realizadas na terça (9) e quarta-feira (10).
Enem destinado aos detentos tem recorde de inscrições no Mar
Foto: g1.globo.com

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve um quantitativo expressivo entre os candidatos que cumprem pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. De acordo com os dados divulgados pela Coordenação de Assistência e Educação da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), nesta edição do Enem, realizada na terça (9) e quarta-feira (10), 147 detentos participaram do exame.
O aumento foi de aproximadamente 689% se comparado ao resultado do ano passado, onde somente 19 presidiários se inscreveram para as provas. Nos dois dias de testes, os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder as provas, que tiveram assuntos relacionados às ciências humanas, tecnológicas, natureza, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática, além da redação.
As vagas para ingressar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus de São Luís, estão sendo disputadas entre os internos do Presídio São Luís I, Penitenciária de Pedrinhas, Albergue do Olho d’Água, Albergue do Anil e do Presídio Feminino. Já no interior do estado, um total de 89 detentos estão participando do seletivo.
Esta é a terceira vez que os internos participam do Exame Nacional do Ensino Médio. Para o Coordenador de Educação do Sejap, Elias Ribeiro, o crescimento no número de participantes está ligado ao trabalho de ressocialização. "O maior objetivo do Enem destinado aos detentos é auxiliar na reintegração dessas pessoas à sociedade. É direito de todo e qualquer cidadão ter acesso à educação.", ressalta.
O Enem realizado entre os presidiários é uma parceria entre a Sejap e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A supervisão fica a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir