Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

MP-RJ denuncia 4 policiais acusados de pagar propina
Quatro policiais militares foram denunciados, nesta quinta-feira (11/12), pelo Minist�rio P�blico do Rio de Janeiro por envolvimento no caso do desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, em julho do ano passado, ap�s ser torturado e morto por integran
MP-RJ denuncia 4 policiais acusados de pagar propina
Foto: g1.globo.com

Eles s�o acusados pela 2� Promotoria de Justi�a junto � Auditoria Militar e pelo Grupo de Atua��o Especial de Combate ao Crime Organizado do MP por oferecer propina a testemunhas em duas ocasi�es durante as investiga��es sobre o paradeiro do pedreiro.


O MP pediu as pris�es do major Edson Raimundo dos Santos e do tenente Luiz Felipe de Medeiros, na �poca comandante e subcomandante da UPP, respectivamente. Ambos j� est�o presos por decis�o da 35� Vara Criminal da Capital em um outro processo sobre o caso. O MP tamb�m denunciou os soldados Newland de Oliveira e Silva J�nior e Bruno Medeiros Athanasio, que responder�o em liberdade.


Segundo a den�ncia, os PMs pagaram R$ 850 e R$ 500 a duas testemunhas para que, em depoimento, acusassem o traficante Thiago da Silva Neris, conhecido como "Catatau", pela morte do pedreiro. A acusa��o diz que Newland e Bruno atuaram como interlocutores do major Edson, vigiavam as testemunhas e usavam seus carros particulares para mud�-las de resid�ncia. Caso condenados pelo crime, os quatro poder�o cumprir at� 16 anos de pris�o nesse novo processo.


Laudo

Um novo laudo pericial de exame de voz, produzido pelo Centro de Criminal�stica da Pol�cia Militar, concluiu que a voz que se fez passar pelo traficante "Catatau", em uma liga��o na qual assume a autoria da morte de Amarildo, � do policial militar Marlon Campos Reis, r�u no processo criminal do caso Amarildo.


O processo do caso Amarildo tramita na 35� Vara Criminal e est� para ingressar na fase de alega��es finais. A a��o teve in�cio em outubro de 2013, ap�s a Justi�a receber den�ncia do MP-RJ contra 25 policiais por tortura � sendo oito deles na modalidade omissiva, 17 por oculta��o de cad�ver, 13 por forma��o de quadrilha e quatro por fraude processual. Com informa��es da assessoria de imprensa do MP-RJ.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir