Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

Demanda das empresas por crédito cai 10% em novembro
Empresas: em relação a outubro do ano passado, a procura das empresas por crédito teve alta de 7,9%.
Demanda das empresas por crédito cai 10% em novembro
Foto: exame.abril

São Paulo - A demanda das empresas por crédito recuou 10% em novembro, na comparação com outubro, segundo indicador da empresa de consultoria Serasa Experian.


Em relação a outubro do ano passado, a procura das empresas por crédito teve alta de 7,9%. O levatamento mostra ainda que, no acumulado do ano, essa demanda cresceu 5,4%, ante o mesmo período do ano passado.


Ao comparar as regiões brasileiras, a queda mais expressiva, de 17,8%, foi observada na região Centro-Oeste. No Sul, a retração foi de 10,2%, seguida da redução de 9,5% verificada no Sudeste. As regiões Norte e Nordeste tiveram quedas idênticas, de 7,3%.


De janeiro a novembro deste ano, as regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram os maiores avanços, com altas de 10,7% e de 10,5%, respectivamente, frente ao mesmo período do ano passado.


No Nordeste, o acumulado foi de 7%, em relação ao mesmo período de 2013. As regiões Sul e Sudeste tiveram leves altas, de 3,8% e de 3,4%, respectivamente.


Todos os portes de empresas apresentaram quedas, mas as micro e pequenas empresas registraram retração maior em novembro, de 10,5%, em relação a outubro. Nas médias empresas, a redução atingiu 3,4%. Nas grandes empresas, a demanda por crédito recuou 1,3%.


Entre os setores econômicos, os serviços registraram retração de 10,6%, seguidos pelo recuo de 10,2% na indútria. Nas empresas comerciais, a queda também foi expressiva, alcançando 9,4%.

Fonte: exame.abril
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir