Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

Conselho Federal Medicina libera uso de composto da maconha
Neurologistas, neurocirurgi�es e psiquiatras poder�o prescrever canabidiol. Nova regra veda a prescri��o da cannabis in natura para uso medicinal.
Conselho Federal Medicina libera uso de composto da maconha
Foto: tribunahoje

Pela norma, pacientes ou os respons�veis legais dever�o ser informados sobre os riscos e benef�cios do uso do canabidiol e, ent�o, assinar o termo de consentimento. Al�m disso, a decis�o do conselho dever� ser revista no prazo de dois anos.


O canabidiol deve ser prescrito a pacientes de epilepsia ou que sofram de convuls�es que n�o tiveram melhoras no quadro cl�nico ap�s passar por tratamentos convencionais.
De acordo com o conselho, o uso da subst�ncia deve ser restrito a crian�as e adolescentes menores de 18 anos � mas quem eventualmente use o medicamento antes dessa idade pode continuar o tratamento mesmo ap�s ficar maior de idade.


As doses variam de 2,5 miligramas di�rios por quilo de peso do paciente a at� 25 miligramas, dependendo do caso. A estimativa do conselho � que o limite di�rio total fique entre 200 miligramas e 300 miligramas por paciente.


O conselho disse ter avaliado 120 casos para reconhecer o benef�cio do uso da subst�ncia. Ainda assim, a decis�o do conselho foi vista com reserva pelo banc�rio de Bras�lia Norberto Fischer, pai de Anny, de 6 anos, portadora da rara s�ndrome CDKL5, doen�a gen�tica que provoca defici�ncia neurol�gica grave e grande quantidade de convuls�es. Fischer teve de recorrer � Justi�a para poder ministrar a subst�ncia � filha.


"� um avan�o diante do que a gente tinha, mas um atraso perto do que poderia ser", afirmou. Ele se disse contr�rio � restri��o de uso apenas para crian�as e adolescentes, � indica��o feita por apenas algumas especialidades m�dicas e ao tratamento com a subst�ncia apenas como "�ltimo recurso".


"Eu tenho de dar � minha filha um rem�dio que causa cegueira e atrasos psicomotores e a� sim, se nada der certo, eu posso usar o canabidiol?", questionou, referindo-se a efeitos colaterais de medicamentos tradicionalmente usados no tratamento de epilepsia e convuls�es.

Proibi��o

A regra aprovada pelo conselho veda a prescri��o da cannabis in natura para uso medicinal, assim como todos os outros derivados al�m do canabidiol. A Anvisa � a respons�vel por avaliar o grau de pureza do composto.


O Conselho Regional de Medicina do Estado de S�o Paulo (Cremesp) j� havia regulamentado a prescri��o do canabidiol por m�dicos do estado. Resolu��o publicada pela entidade em outubro autorizava m�dicos a prescreverem o canabidil para tratamento de epilepsias miocl�nicas graves em crian�as que n�o responderam aos tratamentos convencionais.
Apesar de os m�dicos passarem a poder receitar o canabidiol, a subst�ncia continua classificada pela Ag�ncia Nacional de Vigil�ncia Sanit�ria (Anvisa) como de uso proscrito. Isso significa que os medicamentos s� podem ser importados com uma autoriza��o especial concedida pelo diretor da ag�ncia. Pacientes t�m de apresentar prescri��o m�dica e uma s�rie de documentos. Saiba mais sobre a subst�ncia:


O que � o canabidiol (CBD)?

� uma subst�ncia qu�mica encontrada na maconha que, segundo estudos cient�ficos, tem utilidade m�dica para tratar diversas doen�as, entre elas, neurol�gicas. Medicamentos comercializados no exterior j� utilizam a subst�ncia derivada da Cannabis sativa.
Para quais tipos de tratamento � usado?


O canabidiol pode ser usado para al�vio de crises epil�pticas, esclerose m�ltipla, c�ncer e dores neurop�ticas (associadas a doen�as que afetam o sistema nervoso central).
Como se compra o medicamento?
Segundo a Anvisa, o canabidiol est� inserido na lista de subst�ncias uso proscrito no

Brasil, chamada de F2, por ser derivado da Cannabis sativa, nome cient�fico da maconha.
Interessados em importar rem�dios com a droga t�m que apresentar prescri��o m�dica e uma lista de documentos para a Anvisa, que ser�o avaliados pelo diretor da ag�ncia. Ele dar� uma autoriza��o especial, que demora, em m�dia, uma semana para ser liberada.
Como poder� ser?


A proposta da ag�ncia � que o canabidiol seja reclassificado para a rela��o de outras subst�ncias sujeitas a controle especial, chamada de C1. Caso a Diretoria Colegiada da Anvisa aprove, o canabidiol poder� ser importado ou encomendado de qualquer parte do mundo, desde que o comprador tenha em m�os uma receita m�dica em duas vias.

Fonte: tribunahoje
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir