Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-12-2014

Câmara dos Representantes evita no último minuto
Desta vez eram os democratas o principal obstáculo à aprovação de gastos de 1,1 milhão de milhões de dólares. Medida vai agora ao Senado.
Câmara dos Representantes evita no último minuto
Foto: publico.pt

Três horas antes do prazo, a Câmara dos Representantes votou favoravelmente uma lei orçamental de 1,1 milhão de milhões de dólares, após um dia de discórdia com vários democratas a ameaçar votar contra a lei, apoiada pela Casa Branca. A medida vai agora ser discutida no Senado.


O actual financiamento da Administração acabaria tecnicamente à meia-noite de quinta-feira, mas foi aprovada uma medida adicional para manter o governo federal a funcionar até à meia-noite de sábado, dia em que o Senado vai analisar o plano, evitando a paralisação (shutdown).


Na Câmara dos Representantes, a lei passou com 219 votos a favor e 206 contra, após uma aliança entre o Presidente Obama e o speaker da Câmara, o republicano John Boehner.


Alguns republicanos opunham-se ao plano por este prever financiamento para a ordem executiva de Obama para a imigração, que permitirá a milhares de trabalhadores sem documentos viver e trabalhar nos EUA; alguns democratas não concordavam com algumas partes que permitem maiores doações políticas e mudar a grande reforma financeira Dodd-Frank aprovada em 2010 na sequência dos efeitos da crise do subprime, prevendo mais regulação e vigilância das instituções financeiras e protecção dos consumidores. Entre o grupo dos republicanos, 67 votaram contra, e 57 democratas votaram a favor.


A líder da minoria democrata na Câmara, Nancy Pelosi, criticou mesmo publicamente o Presidente (algo raro, já que Pelosi é uma grande aliada de Obama no Congresso) por este alinhar no que classificou de "chantagem legislativa" dos republicanos. Numa reunião com os democratas, Pelosi terá mesmo dito ao seu grupo: "Temos votos suficientes para que não voltem a fazer isto."


Em relação à imigração, o plano prevê financiamento apenas até ao final de Fevereiro de 2015 (nos restantes serviços do governo o financiamento é garantido até Setembro), pelo que se adivinha um novo combate sobre a imigração nessa altura.


Em 2013, por falta de um acordo orçamental entre republicanos e democratas, o governo federal esteve paralisado durante duas semanas, com grandes custos para o país.


Fonte: publico.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir