Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2014

Poder de compra atrai novos shoppings para o estado de Mato
O aumento do poder de compra dos mato-grossenses tem sido o grande chamariz para novos empreendimentos no Estado. Para os próximos anos, mais dois shoppings devem abrir as portas, sendo um em Cuiabá e outro em Várzea Grande.
Poder de compra atrai novos shoppings para o estado de Mato
Foto: www.poconet.com.br

Conforme as empresas Saga Malls e BRMalls, responsáveis pelo Várzea Grande Shopping e Shopping Estação Cuiabá, respectivamente, as obras já foram iniciadas. A previsão das empresas é de que as obras sejam concluídas em outubro de 2015, no caso do shopping de Várzea Grande, e em 2016, no caso do shopping da Capital.

Para se instalarem no mercado, as empresas fizeram pesquisas e estudos que constataram o aumento da demanda por grandes marcas na região metropolitana.

De acordo com a Superintendente do Várzea Grande Shopping, Marne Prates, o grupo empreendedor realizou pesquisas de mercado que demonstraram o potencial da área de abrangência do shopping, além do preparo da cidade para o surgimento de um centro completo de compras, lazer, serviço e entretenimento. A unidade será construída ao lado do Aeroporto Marechal Rondon, na Cidade Industrial.

"Na pesquisa, ficou comprovado que a área de influência do empreendimento abrange totalmente a cidade de Várzea Grande e parcialmente a cidade de Cuiabá, totalizando 366.308 habitantes, além do público flutuante de 3 milhões de passageiros por ano no Aeroporto Marechal Rondon. Por isso está sendo construído o primeiro complexo multiuso de Mato Grosso", afirmou.

Com investimento superior a R$ 200 milhões, a expectativa é de um fluxo de 25 mil pessoas por dia e a projeção são de receitas anuais em tributos em torno de R$ 4 milhões.

O empreendimento já está com 78% da área bruta locada, segundo Marne Prates, e mais de 200 lojas no shopping estarão disponíveis para os consumidores. Entre elas, estão as âncoras do empreendimento, como a Renner, Riachuelo, Marisa, Avenida e Cineflix.

Haverá ainda 14 megalojas, como Serra Restaurante, Studio Z, Giovanna, City Lar e Solução Cosméticos, além das lojas satélites como Cacau Show, Carmen Steffens, Le Postiche, Zaffir, Baba de Moça e Casa Prado, entre outras marcas.

"O shopping é o primeiro da cidade de Várzea Grande e esse é o principal público. A localização e a fácil mobilidade são pontos que farão com que os várzea-grandenses fiquem no município" "O shopping será um complexo. Além de hotel e centro de convenções, oferecerá área de lazer com seis salas de cinema, polo gastronômico, diversões eletrônicas, ampla praça de alimentação e mais de 1,5 mil vagas de estacionamento cobertas", disse.

Com data de inauguração prevista para 27 de outubro de 2015, Prates afirma que não há preocupação quanto à concorrência, apesar de já existirem três shoppings em Cuiabá.

"Não existe essa preocupação. O shopping é o primeiro da cidade de Várzea Grande e esse é o principal público. A localização e a fácil mobilidade são pontos que farão com que os várzea-grandenses fiquem no município", afirmou.

O grupo empreendedor do Várzea Grande Shopping é formado pela Saga Malls, especializada em administração de shopping centers, e união de empresas, como o Grupo São Benedito, a GMS Imobiliária e Construtora, a Farol Imobiliária e Participações e o Grupo AS.

Shopping Estação Cuiabá

Já em Cuiabá, o interesse por instalar um novo shopping partiu da premissa de que os estabelecimentos que já existem não atendem a grande demanda do público, segundo a assessoria de imprensa do shopping Estação Cuiabá, previsto para abrir as portas em 2016.

A ideia é que o novo shopping não seja intitulado como um local de compra ou apenas para passeio, por exemplo, mas um espaço que atenda todas as necessidades do público, segundo a BR Malls, responsável pela construção da unidade.

"A expectativa da BRMalls é que o Shopping Estação Cuiabá seja referência não só na Capital, mas em todo Mato Grosso, quando o assunto é variedade de lojistas, bom atendimento, preocupação com o público e com os condôminos. O Estação Cuiabá se tornará o principal polo de consumo e lazer para a família do Mato Grosso em pouco tempo", afirmou a empresa, por meio de sua assessoria.

Foram feitas as pesquisas econômicas e sociais de onde seria a melhor área para a sua construção, bem como quais marcas estariam disponíveis e como montar a arquitetura e design que fosse melhor para o clima e para a cultura da cidade.

O novo shopping será localizado na Avenida Miguel Sutil, próximo ao Círculo Militar. A região é considerada estratégica, já que está próximo a grandes vias de acesso tanto de Cuiabá, quanto de Várzea Grande. Os empresários, inclusive, já contam a entrega definitiva das trincheiras do Santa Rosa e Verdão para facilitar o acesso ao local.

"O Estação Cuiabá não poderia estar em um ponto melhor. Soma-se a isso alguns ajustes nas vias no entorno do shopping que garantirão acesso facilitado. A entrada principal do Estação Cuiabá, a entrada ao estacionamento e o embarque e desembarque serão na Avenida Miguel Sutil", explicou a empresa.

O empreendimento terá na sua composição 270 lojas, sendo 10 delas lojas âncoras, distribuídas em três pisos. Trazer marcas e empresas que ainda não estão presentes em Mato Grosso são as apostas do shopping.

A exemplo disso, estão entre os já confirmados e o restaurante Outback Steakhouse, a loja de decoração e design Tok&Stok e a academia Bio Ritmo.

Além das lojas, o shopping contará com uma praça de alimentação com 26 operações e mais de mil lugares, além de uma alameda gourmet com quatro restaurantes. Haverá ainda terá 2.150 vagas cobertas para estacionamento.

Segundo a empresa, pelo menos três mil empregos serão criados quando o shopping for inaugurado, e a expectativa é que 1,5 milhão de pessoas ande pelos seus corredores mensalmente.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo Gasparoto, aumento da concorrência será benéfica para os consumidores "O shopping chega com infraestrutura moderna e equipamentos de última geração, garantindo uma ótima experiência de consumo e vantagens em termos de custos condominiais aos lojistas", afirmou a empresa.

Apesar de não ser tão conhecida em Mato Grosso, a empresa BR Malls é a maior do ramo na América Latina.

Ao todo, é responsável por 48 empreendimentos, alguns em construção e outros em expansão em todas as regiões do país.

Concorrência

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo Gasparotto, a concorrência criada com a implantação dos novos shoppings vai beneficiar, principalmente, o consumidor.

Isto porque haverá mais opções de lojas, modelos e marcas, o que pode acarretar a equiparidade dos preços dos cinco shoppings na região metropolitana.

"Quando inaugurar outros shoppings, você terá os mesmos consumidores e a mesma renda. O que vai acontecer é que isso vai ser mais dividido. E vai ser interessante para o consumidor, que terá mais oportunidade para fazer suas compras", afirmou.

Fonte: www.poconet.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir