Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2014

Unicamp divulga lista dos aprovados para a 2ª fase do vestib
Neste ano são 3.320 vagas para setenta cursos de graduação. As provas da segunda etapa serão entre os dias 11 e 13 de janeiro.
Unicamp divulga lista dos aprovados para a 2ª fase do vestib
Foto: g1.globo.com

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou, nesta segunda-feira (15), a lista de 15.444 candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular 2015. Confira a lista. Nesta edição, estão disponíveis 3.320 vagas para 70 cursos de graduação, e as provas da próxima etapa serão aplicadas entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2015. As notas serão divulgadas no dia 6 de janeiro.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) também divulgou os locais de prova da segunda etapa (confira). Os aprovados não farão a segunda etapa no mesmo local da primeira necessariamente. Além dos locais, também há mudança de cidade em alguns casos: os candidatos que fizeram a primeira fase em Sumaré (SP), farão a segunda fase em Campinas; aqueles que fizeram a primeira fase em São Bernardo do Campo (SP), farão a segunda em Santo André (SP); aqueles que fizeram a primeira fase em São João da Boa Vista (SP), farão a segunda fase em Mogi Guaçu (SP).

1ª fase

Ao todo, 70.947 candidatos fizeram a primeira etapa, que registrou abstenção de 8,04% - o maior índice nos últimos três anos.De acordo com a universidade, a redação irá corresponder a 20% da nota final e terá peso maior do que na edição anterior, quando o percentual variava de 9,5% a 13% e dependia do curso pretendido pelo estudante. Na prova, o candidato terá dois textos de gêneros diversos.

Redação

A transferência da redação para a segunda fase do vestibular foi aprovada por 86% dos candidatos, segundo resultado de uma pesquisa feita pela Comvest. O exame da primeira fase, formado pela primeira vez por 90 questões de múltipla escolha, incluiu temas como dengue e crise hídrica em São Paulo e Minas Gerais e foi comparada por vestibulandos ouvidos pelo G1 ao modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Próxima etapa

A segunda fase do vestibular da Unicamp será realizada entre os dias 11 e 13 de janeiro. No primeiro dia, os candidatos terão de fazer a prova de redação, formada por duas propostas de textos, além do exame de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. No segundo dia, os estudantes terão de fazer as avaliações de matemática, história e geografia, enquanto que o último dia é reservado para as provas de física, química e biologia.

Cada avaliação é composta por seis questões e o candidato terá tempo máximo de quatro horas em cada prova, e mínimo de 2h30. Outras informações estão no site da Comvest.
Específicas

De acordo com a Unicamp, as provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2015. A primeira chamada será divulgada dia 2 de fevereiro e os convocados deverão efetivar a matrícula não presencial nos dia 3 ou 4 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.
Carreiras mais concorridas

De acordo com a Comvest, as dez carreiras mais concorridas são as mesmas do ano passado. Medicina segue no topo da lista com 22.415 candidatos, portanto, 204 por vaga. Na sequência, aparecem arquitetura e urbanismo com 115 candidatos por vaga, engenharia civil, com 54, comunicação social-midialogia com 51 inscritos por vaga, engenharia química – integral com 46, ciências biológicas – integral também com 46, engenharia de produção com 38, geologia com 33, engenharia mecânica com 29 e história com 27 candidatos por vaga.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir