Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2014

Primeiro-ministro japonês vence eleições
O primeiro-ministro, Shinzo Abe, assegurou este domingo a vitória nas eleições legislativas, no Japão. O Partido Liberal Democrata, do primeiro-ministro, alcançou uma maioria de dois terços, 325 dos 475 assentos, na câmara baixa do Parlamento japonês.
Primeiro-ministro japonês vence eleições
Foto: abola.pt

Uma nota a destacar foi o desinteresse dos eleitores, aliado aos fortes nevões que atingiram algumas regiões do país, que fez destas as eleições as menos participadas de sempre da história do país nipónico.

Esta maioria de dois terços pode permitir a Abe, por exemplo, propor emendas à Constituição e tornar mais fácil o avanço de planos como a reativação dos reatores nucleares e o fortalecimento militar, a que a maioria dos japoneses se opõe.

«Eu acredito que o público aprovou os dois anos das nossas políticas ‘Abenomics`», disse Abe em entrevista, citado pela BBC.

Além disso, o primeiro-ministro salientou que as políticas ainda estão apenas a meio caminho.

«Estou ciente de que ainda há muita gente que não está a sentir os benefícios. Mas é meu dever trazer benefícios para essas pessoas e eu acredito que estas eleições deixaram isso bem claro», acrescentou.

Finalmente, Abe prometeu às mulheres japonesas ajudá-las «a entrar e a permanecer no mercado de trabalho, apertando as leis antidiscriminação e definindo metas de emprego.»

Fonte: abola.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir