Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2014

Projeto do Google faz parceria com agência espacial francesa
Balão do projeto Loon: empresa tem planos de levar internet até regiões isoladas do planeta por meio de uma frota de balões com antenas.
Projeto do Google faz parceria com agência espacial francesa
Foto: exame.abril

São Paulo - O Google firmou uma parceria com a agência espacial francesa CNES para a concretização do Projeto Loon, plano da empresa de tecnologia para levar internet até regiões isoladas do planeta por meio de uma frota de balões com antenas.

A CNES foi escolhida por ter um dos maiores programas de balões estratosféricos do mundo, atrás apenas da NASA.

Com 60 cientistas dedicados exclusivamente à área, a CNES trabalha na pesquisa da estratosfera com balões de alta altitude há cerca de 50 anos.

De acordo com os termos da parceria, a CNES irá contribuir na análise das informações de voo dos balões do Loon, além de auxiliar no desenvolvimento de novos aparelhos.

Em contrapartida, o Google irá auxiliar, com os balões do projeto, a CNES na pesquisa do buraco da camada de ozônio na Antártica.

No início do mês, o Google anunciou que que os balões do projeto estão ficando no ar mais tempo do que os próprios integrantes do grupo imaginavam: alguns deles ficam mais de 100 dias na estratosfera terrestre.

Fonte: exame.abril
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir