Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2014

Amapá tem a menor proporção de depressivos em tratamento
Informações são da Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE. Dados coletados em 2013 mapeiam a saúde da população amapaense.
Amapá tem a menor proporção de depressivos em tratamento
Foto: g1.globo.com

Em 2013, 15 mil amapaenses adultos foram diagnosticados com depressão, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste total, 24% buscaram tratamento. O percentual é considerado o menor do país, segundo o estudo. A pesquisa avaliou o quadro médico da população brasileira.

De acordo com os dados, o câncer do colo de útero e o de mama foram os mais diagnosticados na população adulta, seguidos do câncer de estômago e de intestino.

Segundo a PNS, o Amapá tem 56 mil hipertensos, 84 mil pessoas com problemas na coluna e 11 mil adultos que já sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Cerca de 10,3% da população foi diagnosticada com colesterol alto, 5% com diabetes e 2,6% com alguma doença cardiovascular.

A estatística avaliou os hábitos alimentares da população, mediu o nível de consumo de bebida alcoólica e com que frequência os amapaenses realizam atividades físicas.
Entre os resultados, o IBGE apontou que 32% da população com 18 anos ou mais consome frutas e hortaliças recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e 32% consomem carne ou frango com excesso de gordura.

O instituto constatou que 22,3% da população adulta ingeriu algum tipo de bebida alcoólica. Deste número, a frequência foi maior entre os homens, representando 34,2%, três vezes mais que o percentual de mulheres, que foi de 11,4%.

Eram fumantes diários 9,2% dos adultos e 16,8% largaram o cigarro. Entre os fumantes, 48,6% haviam tentado parar de fumar 12 meses antes da divulgação do estudo.

Em relação aos hábitos saudáveis, 44,4% dos amapaenses não praticam atividade física em nível suficiente no lazer, no trabalho, nos afazeres domésticos e nos seus deslocamentos diários, e 34,3% assistem à televisão por três ou mais horas diárias.

Para a realização do PNS, do IBGE em parceria com o Ministério da Saúde (MS), foram visitados cerca de 1,5 mil domicílios no Amapá, no segundo semestre de 2013.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir